Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Blogando para viver

PUBLICIDADE

Por Renato Cruz
Atualização:

 Foto: Estadão

A última Economist (em inglês) aponta mudanças na blogosfera:

PUBLICIDADE

"Até recentemente, havia dois tipos de blogs. A maioria dos 57 milhões de blogs existentes são diários pessoais que por acaso estão online. Esses blogs têm públicos pequenos e não fazem esforço para vender anúncios. (...) O segundo tipo de blogs são, na realidade, revistas de nicho que escolheram o formato de blog para publicar. Esses blogs são gerenciados explicitamente como um negócio, com pessoas que recebem para escrever e departamento de vendas de anúncios."

Segundo a revista, começa a surgir um terceiro tipo, que funciona como uma microempresa. Heather Armstrong (foto) deixou seu emprego como web designer para se dedicar ao seu blog, chamado Dooce, em que fala de sua vida. Ela tem cerca de 1 milhão de visitantes por mês.

Om Malik parou de escrever para a revista de tecnologia Business 2.0 para trabalhar em seu blog, chamado GigaOm. Ele contratou mais dois jornalistas para ajudá-lo. O site tem cerca de 50 mil leitores diários e gera "dezenas de milhares" de dólares por mês. A venda de anúncios é terceirizada para a empresa Federated Media Publishing.

Para quem escreve em inglês, existe um mercado potencial de 1 bilhão de internautas em todo o mundo. (Escrevi sobre o assunto numa postagem anterior.) No Brasil, as pessoas que já acessaram a internet são 42,5 milhões.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.