Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Blogueiro despedido da CNN

PUBLICIDADE

Por Renato Cruz
Atualização:

 Foto: Estadão

A CNN despediu Chez Pazienza (foto), produtor do programa American Morning, por escrever o blog Deus Ex Malcontent (em inglês) sem ter pedido permissão para a empresa. Ele começou a trabalhar no canal de TV em 2003, e criou o blog três anos depois. Ele não falava sobre a CNN no blog.

PUBLICIDADE

Segundo Pazienza, a CNN apontou como causa da demissão a ausência de autorização, mas o que realmente incomodou a emissora foram as opiniões que ele sustentou no blog, em temas como política e comunicação.

No post "Diga o que você quer (Réquiem para uma carreira de jornalismo na TV)", ele identificou um problema na relação entre a TV e os novos meios:

"A CNN (e, para ser justo, a grande imprensa televisiva em geral) acredita que ainda se senta confortavelmente no topo da cadeia alimentar, sem ser ameaçada por qualquer grande mudança de paradigma trazida por uma horda de pessoas pequenas com laptops e opiniões. Apesar de as grandes redes reconhecerem a necessidade de atrair blogueiros, elas não os temem -- e isso significa que ela não os respeita. O pensamento corporativo define a grande imprensa televisiva como uma hidra monstruosa de várias cabeças que é a principal autoridade noticiosa e, por causa disso, possui a primeira e única linha direta com os fantasmas de Murrow e Sevareid (pioneiros do jornalismo televisivo americano). Claro que os blogueiros são entretenimento, mas no final eles são somente insetos que se alimentam dos cadáveres das notícias divulgadas pelas várias redes ou, se conseguem histórias exclusivas, não querem nada além do prêmio de uma audiência com os fazedores de reis da televisão."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.