PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

A energia sem fio da Sony

Por Renato Cruz
Atualização:

A Sony anunciou hoje (2/10) um sistema sem fio de transferência de energia, que pode fazer com que produtos eletrônicos, como aparelhos de TV, funcionem sem nenhum cabo. A tecnologia consegue transmitir 60 watts de eletricidade a uma distância de 50 centímetros. A empresa explicou, em comunicado:

PUBLICIDADE

"Esse novo sistema de transferência de energia sem fio incorpora uma forma de tecnologia de transmissão de energia elétrica sem contato baseada em ressonância magnética. Com a ressonância magnética, a energia eletromagnética é transferida somente para equipamentos receptores que compartilham as frequências ressonantes idênticas às da fonte de energia. Dessa forma, a eficiência da transferência energética é mantida, mesmo quando ocorre um desalinhamento. Além disso, se houver objetos de metal entre o transmissor e o receptor, não ocorre nenhuma indução de calor."

O comunicado não traz nenhuma previsão de lançamento comercial da tecnologia. O inventor Nikola Tesla foi o pioneiro nas pesquisas da transmissão sem fio de eletricidade, no começo do século passado.

Via Gizmodo (em inglês).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.