PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Ficção científica sobre o passado

Por Renato Cruz
Atualização:

 Foto: Estadão

Steampunk é um subgênero da ficção científica que trata do passado. A mecânica substitui a eletrônica, a máquina a vapor o computador e a madeira o plástico. As histórias se passam no século 19, e algumas influências do gênero são H.G. Wells, Júlio Verne e Mary Shelley. O romance The Difference Engine (1990), de William Gibson e Bruce Sterling, é um exemplo de steampunk.

PUBLICIDADE

Saiu lá fora a Steampunk Magazine (em inglês), que pode ser comprada por US$ 3 em papel ou baixada de graça em PDF. Ela traz uma entrevista com o escritor Michael Moorcock, além de contos, ficção seriada e ensaios.

Da apresentação da revista:

"Antes da era da homogeneização e da micromaquinaria, antes da eficiência tirânica da combustão interna e da domesticação da eletricidade, havia máquinas lindas e monstruosas que viviam e respiravam e explodiam de maneira inesperada, em momentos inconvenientes. Era um tempo onde arte e técnica estavam unidas, quando maravilhas únicas eram inventadas e esquecidas, e punks perambulavam pelas ruas, viviam em edifícios ocupados ilegalmente e combatiam governos despóticos com inteligência, vontade e astúcia. Mesmo que tenhamos que inventar tudo isso."

Acima, uma versão steampunk do vilão Darth Vader, da série Guerra nas Estrelas, pelo artista Eric Poulton.

Publicidade

Via Boing Boing.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.