PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Livro sobre TV digital

Por Renato Cruz
Atualização:

Saiu este mês o livro Televisão Digital: Desafios para a comunicação (Sulina), organizado por Sebastião Squirra e Yvana Fechine para a Compós. Diz a introdução, assinada pelos organizadores:

PUBLICIDADE

"Em meio ainda às disputas e indefinições em torno da exploração da interatividade na TV Digital aberta no Brasil e frente a processos comunicacionais orientados cada vez mais pela transmediação (multiplataformas), uma questão parece ser fundamental para os pesquisadores da nossa área: quais são - ou quais podem ser - os conteúdos dessa TV que já provocou, como bem lembrou Lorenzo Vilches, tanta esperança e ceticismo? Foi a partir de questionamentos como esse que surgiu esta coletânea assinada pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Essa indagação desdobrou-se em uma proposta de trabalho apresentada aos pesquisadores brasileiros de Comunicação, por meio de uma chamada pública de artigos, aberta ao longo do segundo semestre de 2008, com o objetivo de estimular a produção acadêmica da área em torno desse um fenômeno tão recente e ainda tão restrito no País."

O livro traz 18 artigos, divididos em três seções: perspectivas/tendências, linguagem/fruição e cenários/negócios. Entre os autores estão André Barbosa Filho, Arlindo Machado, César Bolaño, Cosette Castro, Marcelo Zuffo, Renata Shimabukuro, Valdecir Becker e Valério Brittos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.