Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

O Brasil e o desenvolvimento sustentável

PUBLICIDADE

Por Renato Cruz
Atualização:

Para Daniel Esty (foto), professor de Yale e autor do livro O verde que vale ouro (Editora Campus), quase nenhum país está tão bem preparado quanto o Brasil para assumir um papel global de liderança no desenvolvimento sustentado. "O País tem várias empresas que são líderes mundiais, e o ambiente é encarado muito seriamente pela comunidade empresarial, o que posiciona o Brasil como um líder global em potencial", disse Esty, em entrevista ao Estado. Ele participou, na segunda-feira, do evento Expo Management, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Para que isso aconteça, segundo o professor, o governo brasileiro precisa cumprir seu papel. "O governo não conseguiu desenvolver uma estrutura de políticas que aborde seriamente a necessidade de inovação e não conseguiu abordar seriamente a necessidade de o Brasil assumir um papel de liderança em termos de compromissos globais", afirmou Esty.

O professor defendeu mudanças nas políticas de comércio exterior para energias limpas, para que as diversas alternativas possam concorrer entre si e haja um teste que mostre quais serão de interesse da sociedade no longo prazo. "Nesse contexto, o etanol brasileiro parece um competidor forte", completou. Atualmente, os Estados Unidos e outros países impõem obstáculos comerciais ao etanol brasileiro, o que dificulta a sua exportação.

Mais informações no Estado de hoje, 12/11 ("'Brasil pode ser líder em sustentabilidade'", p. B13).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.