PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

O Brasil no ranking de tecnologia

Por Renato Cruz
Atualização:

No terceiro trimestre do ano, o número de telefones móveis no Brasil cresceu 22,9%, quando comparado com o mesmo período de 2007, chegando a 711 terminais por mil pessoas. O total de computadores avançou 22,6%, alcançando 213 unidades por mil pessoas. Mesmo assim, o País ficou em quinto lugar entre seis países latino-americanos no Índice da Sociedade da Informação (ISI), medido pela Universidade de Navarra e pela consultoria espanhola Everis. No ranking anterior, era o último, atrás da Colômbia.

PUBLICIDADE

O País registrou 4,52 pontos no indicador, que tem uma escala de zero a dez, ficando abaixo da média da América Latina, que é de 4,68 pontos. O cálculo do ISI leva em conta fatores tecnológicos, como investimentos no setor e número de telefones e computadores, e de entorno, como inflação, risco país, renda per capita, eficiência energética e desemprego.

A inflação anualizada de 6,2% no terceiro trimestre prejudicou o Brasil no bloco dos indicadores gerais. Nessa área, houve impacto positivo da melhora da nota de risco do País pela Standard & Poor?s e da queda do desemprego, de 9,3% para 7,7%.

"No último ano, o Brasil evoluiu muito", afirmou Teodoro López, sócio responsável por telecomunicações da Everis Brasil. Apesar da colocação no ranking, o País teve o maior avanço no ISI, com um aumento de 4,1% na pontuação, acima da média de 1,8% da América Latina. A previsão para o terceiro trimestre do ano que vem é que o avanço brasileiro desacelere, apesar de ainda ficar acima da média da região.

Mais informações no Estado de hoje ("Brasil fica em penúltimo em ranking de tecnologia", p. B13).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.