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Informações sobre tecnologia

O GSM da Vivo

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Por Renato Cruz
Atualização:

Até o fim de 2006, a Vivo tinha investido 65% dos R$ 1,08 bilhão previstos para a rede com tecnologia GSM, instalada sobre a infra-estrutura CDMA que a empresa possui. A Vivo já começou a vender pré-pagos GSM em todos os Estados onde atua e planeja lançar o pós-pago até março. Os aparelhos GSM, tecnologia usada por todos os concorrentes, são mais baratos que os CDMA, adotado somente pela Vivo.

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Roberto Lima, presidente da operadora, preferiu não comentar se o CDMA ficará limitado a clientes corporativos e usuários intensivos de comunicação de dados. Os serviços de dados são mais rápidos no CDMA que no GSM.

A empresa perdeu assinantes em 2006, mas apresentou uma pequena recuperação no quarto trimestre. A operadora encerrou dezembro com 29,053 milhões de clientes, uma queda de 2,5% sobre o fim de 2005 e alta de 1,1% sobre setembro do ano passado.

Mais informações no Estado de hoje ("Benefícios fiscais ajudam a Vivo a reverter prejuízo e voltar ao azul", para assinantes, p. B13).

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