PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

O problema do Google no Brasil

Por Renato Cruz
Atualização:

Jornais americanos, como o San Jose Mercury News e o Washington Post, noticiam hoje os problemas jurídicos do Google no Brasil, por causa do serviço de rede social Orkut, que pertence a ele.

PUBLICIDADE

A Justiça Federal Criminal de São Paulo deu 15 dias para o Google revelar informações sobre usuários do Orkut, sob suspeita de crimes como pedofilia, tráfico de drogas e racismo. O Google recorreu na sexta-feira.

O Washington Post diz que o Google aceitou colaborar. E questiona por que a empresa não fez o mesmo quando o governo americano pediu informações sobre buscas para combater a pedofilia na internet.

"Eles não estão pedindo bilhões de página", respondeu Nicole Wong, conselheira do Google, ao jornal americano. O Departamento de Justiça dos EUA havia solicitado todo o índice do Google, bilhões de páginas e o registro de dois meses de buscas.

O San Jose Mercury News, principal jornal do Vale do Silício, mostra como o Google tem dito que quer cooperar e, ao mesmo tempo, que não atenderia à determinação da Justiça, porque ela foi endereçada à subsidiária brasileira e não à matriz.

Publicidade

Setenta e cinco por cento dos 17 milhões de usuários do Orkut são brasileiros.

O blogueiro Steve Bryant brinca com o assunto e pergunta se os "valores morais" dos brasileiros corresponderiam a US$ 3 por pessoa.

A Justiça definiu uma multa de US$ 61 milhões para o Google se não cumprir a decisão, por ofensa aos "valores morais coletivos" dos brasileiros:

"Então, se estou lendo corretamente este ábaco, significa que a moralidade de cada um dos seus 186 milhões de cidadãos vale cerca de três dólares. Ou espere. Seriam trinta cents por pessoa? Eu disse que não sou nem um pouco bom em matemática."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.