Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Vídeo interativo na escola

PUBLICIDADE

Por Renato Cruz
Atualização:

A TV aberta interativa não aconteceu. O governo planeja tornar obrigatório em 2012 o Ginga, software de interatividade do chamado sistema nipo-brasileiro de TV digital. As transmissões digitais começaram em dezembro de 2007, em São Paulo, e ainda são poucos os aparelhos que rodam o software, o único componente genuinamente brasileiro da tecnologia adotada por aqui.

PUBLICIDADE

O CPqD, centro de pesquisa e desenvolvimento de telecomunicações, aproveitou sua experiência em TV digital interativa para criar um produto que não depende da TV aberta. O grupo de pesquisadores liderado por Juliano Dall'Antonia desenvolveu o Videoideias, um serviço de vídeo interativo para escolas, que integra computador e televisão.

Na sala de aula, o conteúdo pode ser acessado por qualquer dispositivo: televisor, lousa digital, microcomputador, tablet ou smartphone. Eles fecharam uma parceria com a Enciclopaedia Britannica, e fizeram um piloto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Janilde Flores Gaby do Vale, em Hortolândia (SP).

Siga este blog no Twitter: @rcruz

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.