PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Todos os dias de 2011

1 de março

Os conflitos na Líbia ganham caráter internacional definitivo com os Estados Unidos reposicionando navios e aviões de combate no Mediterrâneo. O país de Barack Obama começou a coordenar com a Europa uma eventual ação militar para interferir na crise causada pela recusa deMuamar Kadafi de deixar o poder. Doze horas depois da movimentação das embarcações no Mediterrâneo, o ditador líbio deslocou forças de segurança para a fronteira de seu país com a Tunísia, aumentando a apreensão pelo início de uma revolta ainda mais sangrenta. Ainda nesta terça-feira, a a Líbia foi suspensa do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Por Carla Peralva
Atualização:

O evento de tecnologia da informação do dia: Também em seu segundo dia, a CeBit, maior feira internacional de novas tecnologia da informação e comunicação, que acontece em Hannover, na Alemanha, deu sinais de recuperação em relação ao ano passado. Depois de dois anos perdendo expositores e visibilidade devido à crise econômica e financeira que atingiu a Europa e ao surgimento de outras feiras de tecnologia no continente, a CeBit volta a ter força e traz mais de 4.200 expositores, 50 a mais do que em 2010. Entre eles estão empresas com Microsoft, Epson, Oracle e Asus.

O evento de ideias do dia: O TED 2011 também está em seu segundo dia (são quando as novidades realmente começam a aparecer). O Guardian conta como está a edição deste ano, que reúne, segundo a reportagem, "nerds, bilionários da tecnologia, neurocientistas e filantropos, além de várias pessoas que querem mudar o mundo".

 Foto:

PUBLICIDADE

As atualizações do dia: O Orkut atualizou seu layout na tentativa de deixá-lo mais limpo, a fim de facilitar e agilizar a vida do usuário. Entre as mudanças estão a criação de menu lateral reunindo atalhos para atualizações, scraps, fotos, lembretes, depoimentos, aplicativos e outros. A foto do perfil ficou maior, e o sistema de visualização de fotos nos álbuns ficou maior e mais elegante. O blog do Orkut anuncia ainda "surpresas chegando no próximo mês" nas comunidades, e novos limites para amigos, fotos e vídeos.

O racha do dia: Depois que Marcos Alves de Souza, chefe da Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura (Minc), foi exonerado, um racha atingiu o ministério hoje comandado por Ana de Hollanda (foto). Pelo menos 16 pessoas ameaçaram se afastar da diretoria em questão nos próximos dias. A mudança de chefia assinala que haverá uma mudança nas políticas relacionadas a direitos autorais dentro do Minc. Quem vai assumir o cargo de Souza é Marcia Regina Barbosa, que integrou o Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA) entre 1982 a 1990.

A tentativa de recuperação do dia: Pelo menos 38 mil pessoas (número atualizado hoje nesta terça pelo Google) tiveram o acesso às suas contas no Gmail bloqueado e todas suas mensagens apagadas. Mais de 24 horas já se passaram desde que o problema foi descoberto e nada foi resolvido ainda. A empresa divulgou que terá de recorrer a fitas de backup para restaurar os dados dos usuários e isso, segundo eles, deve levar algum tempo - só não foi dito quanto.

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/zEpo4gExLT8" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

O vídeo do dia: O paulista Lucas Jatobá usou cartas, balões e o YouTube para dizer adeus a Barcelona, cidade por onde morou durante três anos. Virou hit.

A expectativa do dia: Vários e vários sites de tecnologia divulgaram o que esperam da segunda geração do iPad, que, possivelmente, será anunciada pela Apple na quarta-feira, dia 2. Duas câmeras, menor espessura e peso, processador dual-core A5 e disponibilidade para as operadoras Verizon e AT&T estão entre as apostas mais comentadas. A maior dúvida é sobre quem vai apresentar o iPad 2: Steve Jobs ou Tim Cook?

A ação antipirataria do dia: Os Estados Unidos colocaram o site chinês Baidu em sua lista de sites que incentivam a pirataria. Segundo um órgão regulatório do comércio, o buscador direciona os usuários a sites que hospedam conteúdos ilegais. Por trás disso está, mais uma vez,  a acusação americana de que a China não protege os direitos autorais.

A vitória do dia: O Bing, da Microsoft, ultrapassou o Yahoo em quantidade de tráfego e, agora, é o segundo site de buscas mais usado no mundo, com 4,37% das pesquisas.

Publicidade

Aquisição completa do dia: A Intel completou a aquisição da McAfee, líder no setor de segurança em computadores, por US$ 7,6 bilhões. Segundo os termos do acordo anunciado em agosto, a McAfee vai continuar desenvolvendo e comercializando produtos e serviços com a sua marca.

O infográfico do dia: Um infográfico sobre infográficos.

 Foto:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.