
Retrospectiva em tempo real
Todos os dias de 2011
31 de janeiro
O primeiro mês do ano termina com o Android se tornando a plataforma para smartphones mais usada no mundo. Segundo um levantamento da empresa de pesquisa Canalys, o sistema operacional do Google superou o líder histórico do mercado smartphones, o Symbian, da Nokia. No total, foram 32,9 milhões de aparelhos Android no último trimestre do
31/01/2011 | 19h40
Por Carla Peralva
O primeiro mês do ano termina com o Android se tornando a plataforma para smartphones mais usada no mundo. Segundo um levantamento da empresa de pesquisa Canalys, o sistema operacional do Google superou o líder histórico do mercado smartphones, o Symbian, da Nokia. No total, foram 32,9 milhões de aparelhos Android no último trimestre do ano passado, contra 31 milhões de unidades com Symbian.
A mudança de política da Apple do dia: Em dezembro, uma menina sul-coreana processou a Apple porque a empresa se recusou a consertar seu iPhone 3G sob a alegação que ele havia entrado em contato com a água, fato que a menina negava. Os termos de uso dos produtos da Apple afirmavam que, quando a tela de cristal líquido fosse danificada por contato com água, o dano não estaria coberto pela garatia. Agora, os termos foram alterados e, caso o cliente negue que tenha molhado o aparelho e este não mostre outros sinais externos de danos ou corrosão, a garantia segue válida.
Os lançamentos do Facebook do dia:Uma das coisas que mais atrai usuários e gera renda para o Facebook é sua coleção de aplicativos. Ele foi a primeira rede social a lançar uma plataforma social para que desenvolvedores independentes pudessem criar programas que desses aos usuários serviços que o próprio site não seria capaz de fazer. Até hoje, sua API (código que permite que suas funções sociais operem em outro site) é muito elogiada pelos desenvolvedores e usada em larga escala. Para incentivar o empreendedorismo e a atulização de sua plataforma social, a empresa de Mark Zuckerberg lançou o “Startup Days“, um evento mensal que acontecerá durante todo esse ano nos Estados Unidos. Os encontros fazem parte de uma campanha maior, a Startup America, que quer “celebrar, inspirar e acelerar o alto crescimento do empreendedorismo nos Estados Unidos”.
Também nesta segunda-feira, o Deals, plataforma de promoções baseada no Places, serviço de geolocalização da rede social, chegou a cinco países da Europa. Inglaterra, França, Alemanha, Espanha e Itália, agora, se juntam aos Estados Unidos para formar a lista de países onde usuários podem achar promoções localizadas no mapa das redondezas.
Coletânea do dia: Os gatos da internet, pelo BuzzFeed.
O ladrão de galinhas do dia: Um morador de Teresina, no Piauí, compartilhava sua conexão de internet com mais três amigos através de sinal wireless. Segundo sua defesa, a conexão era paga e dividida pelos três. Mas, para a Anatel, o sujeito estava fazendo o papel de provedor de internet, e decidiu multá-lo em R$ 3 mil. Em que pese as discussões jurídicas, o advogado especializado em telecomunicações Guilherme Costa acha que a Anatel está “indo atrás da sardinhas, enquanto as baleias nadam de braçada”. Para ele, “ir atrás de casos assim é um deserviço”, opina.
*colaborou Fred Leal
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
- Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento