Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca
Imagem Seu bolso na era digital

Seu bolso na era digital

Por dentro das inovações em serviços financeiros

Fazendo compras sem passar no caixa

15/05/2017 | 09h00

  •      

 Por Guilherme Horn

Viren Sood mora em Whitefield, um bairro nobre de Bengaluru, India. Viren costuma fazer compras no HyperCity, um grande supermercado local, porém sua paciência se esgota sempre que precisa enfrentar as longas filas do caixa. Nestas situações, já tem um acordo feito com sua esposa. Ela fica na fila para pagar, enquanto ele fica trabalhando do celular, até que ela tenha efetuado o pagamento.

A realidade da família Sood, entretanto, começou a mudar desde que o HyperCity contratou a startup Perpule. Com o aplicativo disponibilizado pela empresa, Viren vai escaneando os produtos na medida em que os coloca no carrinho e, ao terminar, simplesmente clica no botão PAGAR e vai embora. Suas compras são automaticamente debitadas no cartão de crédito vinculado ao aplicativo.

A Perpule foi fundada por três indianos, Abhinav Pathak, Saketh BSV, and Yogesh Ghaturle. Abhinav e Saketh trabalharam juntos no Goldman Sachs em Nova Iorque e se incomodavam sempre que tinham que enfrentar filas na hora do almoço, o que invariavelmente os fazia atrasar no retorno ao trabalho. Voltando para a India, em 2015, eles se juntaram a Yogesh para criar a Perpule.

O maior desafio da startup foi o desenvolvimento do produto. Os empreendedores contam que tiveram muitas dificuldades de integração com os sistemas legados, em todos os estabelecimentos onde testaram suas versões iniciais. Quase chegaram e desistir da empreitada, até que, após uma semana trabalhando 24 horas por dia, os três se revezando para não parar um minuto sequer, o primeiro piloto funcionou. Mas aí se deram conta de que tinha um outro desafio por vir: convencer os clientes dos varejistas a usarem o aplicativo. As pessoas desconfiavam porque os aplicativos de pagamentos ainda não eram muito utilizados. Não teve outro jeito, os três tiveram que dar plantão nos estabelecimentos, fazendo um trabalho de corpo a corpo com os usuários, convencendo-os a testar o aplicativo.

O esforço deu resultado e, recentemente, a startup expandiu suas operações para Dubai. Perguntado num evento há poucas semanas, sobre como ele via a potencial concorrência do modelo Amazon Go, em que o cliente não escaneia os produtos nem passa no caixa, tudo acontece de forma totalmente automática, Abhinav respondeu que o esquema do gigante de varejo morte-americano é muito sofisticado e vai requerer dos varejistas um alto investimento em infraestrutura. E reforçou que o grande valor que ele vê na iniciativa é a validação do conceito e que nada como o player mais inovador do mercado fazer uma aposta numa solução com igual propósito.

Como brasileiros, acostumados à nossa cultura e realidade, infelizmente somos obrigados a ver iniciativas como esta, em que a premissa é que os clientes agirão com honestidade, com ceticismo para uma possível implantação por aqui. Uma pena.

    Tags:

  • fintech
  • frictionless
  • pagamentos
  • seamless

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
  • Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento

Sobre o Blog

Guilherme Horn, PhD, é um dos maiores especialistas do Brasil em serviços financeiros digitais, segmento conhecido como Fintech. Com experiência de mais de 20 anos no segmento, ele foi um dos fundadores da corretora de valores digital Ágora, vendida em 2008 para o Bradesco, e CEO e fundador da Órama, eleita pela Amazon a fintech mais inovadora do mundo em 2012. Atualmente, é Diretor de Estratégia Digital e Inovação do Banco Votorantim, Conselheiro da ABFintechs e da Anjos do Brasil, e mentor da Endeavor. Horn é também Editor do blog Finnovation e colunista da ÉPOCA Negócios. Neste blog, Guilherme vai contar os bastidores das inovações das fintechs no Brasil e no mundo.

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente

Blogs e colunas

  • Pedro Doria 

    Pedro Doria

    Estado, empresas e sociedade precisam ser reinventados para o trabalho do século 21

  • Mauricio Benvenutti 

    Maurício Benvenutti

    Clubhouse repete a história de outros serviços digitais

  • Felipe Matos 

    Felipe Matos

    Ecossistema se une por mudanças no marco legal das startups

  • Demi Getschko* 

    Demi Getschko

    Vazamentos mostram que a privacidade não existe mais

Mais em Blogs e Colunas
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente

{{ $dfp_banner['x44'] or '' }}