PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Por dentro das inovações em serviços financeiros

O crowdfunding do futuro

Por Guilherme Horn
Atualização:
 

No final dos anos 2000, James Beshara trabalhava como cobrador de microempréstimos na África do Sul. Vendo, por um lado, a dificuldade das pessoas em pagarem suas dívidas individualmente e, por outro, o potencial que as comunidades tinham de se autofinanciar, criou uma ONG chamada Dvelo.org, que usava o conceito de garantias colaterais sociais (em grupos ou comunidades). Aos poucos os usuários da empresa enxergaram um novo uso para o modelo criado, que não era apenas para ações com fins sociais e humanitários: ele também poderia ser usado para a viabilização de festas, eventos, presentes e tantos outros.

 

PUBLICIDADE

Foi assim que, em 2011, a Dvelo se transformou em Crowdtilt e, meses depois, passou no rigoroso processo de seleção Y Combinator, uma das mais concorridas aceleradoras do Vale do Silício. Em maio de 2012, recebeu seu primeiro aporte de alguns fundos de Venture Capital locais. Um ano depois, recebeu novo investimento, de um dos mais renomados fundos norte-americanos, o Andreessen Horowitz, e seis meses depois, mais uma rodada com novos investidores. Em julho de 2014, a plataforma passou a adotar a marca Tilt.

 

Mas o que o Tilt tem de diferente em relação a outras plataformas de crowdfunding? Enquanto a maioria das plataformas do segmento focam na viabilização de empresas, produtos ou grandes eventos, o Tilt foi criado para tornar possível pequenos acontecimentos, mais corriqueiros, como fazer uma festa surpresa para um amigo ou uma viagem em grupo. Acaba servindo também para causas maiores, como por exemplo, a construção de uma escola de ensino fundamental para uma comunidade na Índia, o que foi um motivo de muito orgulho e gerou enorme repercussão na mídia para a empresa.

 

Publicidade

O fato é que o Tilt reune em sua plataforma funcionalidades típicas de três tipos de sistemas: crowdfunding, pagamentos p2p (peer to peer) e ingressos para eventos. Por isso, tem sido muito utilizada para estas finalidades individualmente e já concorre de forma competitiva com as melhores startups de cada um destes segmentos. Com todas estas capacidades, os usuários não param de encontrar novos usos para a plataforma a cada dia. Já pensou em alguma melhoria em seu condomínio, como trocar um sistema de iluminação ou algo mais simples como a televisão de uma área comum? Algo que para ser viabilizado precisaria seguir os trâmites burocráticos de ser levado para aprovação numa assembléia, emitir uma cota extra, etc? Pois com o Tilt isso pode ser viabilizado em minutos, cada condômino contribuindo a partir do seu próprio celular. Por isso, vários especialistas têm chamado esta plataforma de o crowdfunding do futuro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.