Foto do(a) blog

Por dentro das inovações em serviços financeiros

Siri dos Bancos

PUBLICIDADE

Por Guilherme Horn
Atualização:
 

Na semana que passou aconteceu o SXSW, em Austin, o maior evento de Inovação do mundo. Na conferência, o incrível número de 78.000 pessoas inscritas, vindas de 83 países. Nos eventos paralelos, mais 153.000 pessoas, também de todas as partes do mundo. Com dezenas de palestras, painéis e apresentações acontecendo simultaneamente, a única certeza que temos, num evento como este, é que quando estamos assistindo uma palestra, alguma outra, no mínimo igualmente interessante, está acontecendo em alguma outra parte da cidade (sim, o evento toma diversos locais da cidade).

PUBLICIDADE

Dentre as muitas startups que lá se apresentaram, trago hoje uma que fez uma demonstração pra lá de interessante: Clinc. Fundada por três professores da Universidade de Michigan, a startup foi fundada em 2015, com a missão de usar o que há de mais avançado em Inteligência Artificial para criar produtos que facilitem a vida das pessoas.

O primeiro produto é o Finnie (Financial + Genie), também conhecido como o Siri (assistente pessoal do iPhone) dos bancos. O Finnie é um assistente pessoal inteligente capaz de dar conselhos financeiros. Um exemplo do que o Finnie é capaz de fazer é o seguinte: suponhamos que o usuário deseje jantar num determinado restaurante. Ele pergunta ao Finnie o que ele acha e o assistente pessoal aconselha o usuário a não fazê-lo, pois a conta deverá ser mais alta do que o usuário está acostumado e a despesa dificultará o seu plano de comprar um carro no final do ano.

Publicidade

O Finnie foi montado como uma plataforma para que os bancos usem, de acordo com as suas estratégias. Eles podem adaptá-lo aos seus produtos e planos de negócios. O produto foi desenvolvido a partir do projeto Lucida, uma infraestrutura open source de Machine Learning criada pelo Clarity Lab da Universidade de Michigan.

No limite, o Finnie permitirá que um banco seja totalmente operado por voz, como uma conversa em linguagem natural. Você iniciará o aplicativo, por exemplo, perguntará o seu saldo, dirá que quer fazer o pagamento da sua conta de luz, transferir dinheiro para um parente e resgatar um investimento. E o banco processará todas estas transações de forma automatizada, confirmando cada operação, também por meio de voz (do Finnie). Quer ver isso funcionando? Clique aqui!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.