Na semana que passou aconteceu o SXSW, em Austin, o maior evento de Inovação do mundo. Na conferência, o incrível número de 78.000 pessoas inscritas, vindas de 83 países. Nos eventos paralelos, mais 153.000 pessoas, também de todas as partes do mundo. Com dezenas de palestras, painéis e apresentações acontecendo simultaneamente, a única certeza que temos, num evento como este, é que quando estamos assistindo uma palestra, alguma outra, no mínimo igualmente interessante, está acontecendo em alguma outra parte da cidade (sim, o evento toma diversos locais da cidade).
Dentre as muitas startups que lá se apresentaram, trago hoje uma que fez uma demonstração pra lá de interessante: Clinc. Fundada por três professores da Universidade de Michigan, a startup foi fundada em 2015, com a missão de usar o que há de mais avançado em Inteligência Artificial para criar produtos que facilitem a vida das pessoas.
O primeiro produto é o Finnie (Financial + Genie), também conhecido como o Siri (assistente pessoal do iPhone) dos bancos. O Finnie é um assistente pessoal inteligente capaz de dar conselhos financeiros. Um exemplo do que o Finnie é capaz de fazer é o seguinte: suponhamos que o usuário deseje jantar num determinado restaurante. Ele pergunta ao Finnie o que ele acha e o assistente pessoal aconselha o usuário a não fazê-lo, pois a conta deverá ser mais alta do que o usuário está acostumado e a despesa dificultará o seu plano de comprar um carro no final do ano.
O Finnie foi montado como uma plataforma para que os bancos usem, de acordo com as suas estratégias. Eles podem adaptá-lo aos seus produtos e planos de negócios. O produto foi desenvolvido a partir do projeto Lucida, uma infraestrutura open source de Machine Learning criada pelo Clarity Lab da Universidade de Michigan.
No limite, o Finnie permitirá que um banco seja totalmente operado por voz, como uma conversa em linguagem natural. Você iniciará o aplicativo, por exemplo, perguntará o seu saldo, dirá que quer fazer o pagamento da sua conta de luz, transferir dinheiro para um parente e resgatar um investimento. E o banco processará todas estas transações de forma automatizada, confirmando cada operação, também por meio de voz (do Finnie). Quer ver isso funcionando? Clique aqui!