Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca
Imagem Seu bolso na era digital

Seu bolso na era digital

Por dentro das inovações em serviços financeiros

Um cartão apenas na carteira

29/05/2017 | 09h00

  •      

 Por Guilherme Horn

Mesmo com todos os avanços da tecnologia, levar uma carteira fina com poucos cartões ainda é um desafio para nós. Os homens ainda costumam ser mais seletos nos cartões que levam, pois as carteiras têm que caber nos bolsos das calças. Já as mulheres, que levam suas carteiras em suas bolsas, chegam a levar dezenas de cartões, entre crédito, débito, clubes de vantagens e programas de fidelidade. Por mais que o mundo digital esteja presente em nossas vidas, os diversos cartões ainda resistem e se fazem presentes em nosso dia a dia.
Várias startups têm buscado resolver este problema e hoje trago pra vocês mais uma, que chamou a minha atenção. Chama-se Fuze e resolveu usar um site de crowdfunding (Indiegogo) para fazer o o lançamento do seu produto.
No Fuze, o usuário consegue armazenar até 30 cartões de crédito, débito, cartões de lojas ou de clube de vantagens. Funciona com chip ou NFC (por aproximação) e tem um sistema de tracking que permite que o usuário receba uma mensagem no seu celular, caso tenha perdido o cartão. Isto é automaticamente identificado pelo cartão, quando ele entende que encontra-se a uma distância do celular maior do que a normal. Ele envia então uma mensagem pelo celular, mostrando num mapa a sua localização. O Fuze tem também um visor (tecnologia e-paper), que permite que o usuário veja que cartões estão cadastrados e no qual ele seleciona facilmente qual método de pagamento o usuário deseja usar.
O Fuze vem com um carregador e o fabricante informa que a sua bateria dura cerca de um mês. Vem também com um leitor de cartões para que o usuário possa cadastrar os seus cartões, embora isto também possa ser feito por meio da câmera do próprio smartphone.
Uma outra característica interessante do Fuze é o seu modelo de negócio. Diferentemente de outras startups, que têm tentado resolver o mesmo problema, o Fuze não cobra uma taxa por utilização. Ele é vendido a um preço fixo (U$89 na versão mais barata) e o usuário não paga nada mais quando o usa.
A campanha de crowdfunding do Fuze começou no dia 23 de maio e em apenas duas horas atingiu o objetivo de arrecadar U$50 mil. Em cinco dias, já passava de U$500 mil, ou seja, 10 vezes o valor da meta. Como ainda restam 25 dias de campanha, é possível que o Fuze se torne um dos maiores casos de sucesso de crowdfunding.

    Tags:

  • cartão de crédito
  • fintech
  • pagamentos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
  • Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento

Sobre o Blog

Guilherme Horn, PhD, é um dos maiores especialistas do Brasil em serviços financeiros digitais, segmento conhecido como Fintech. Com experiência de mais de 20 anos no segmento, ele foi um dos fundadores da corretora de valores digital Ágora, vendida em 2008 para o Bradesco, e CEO e fundador da Órama, eleita pela Amazon a fintech mais inovadora do mundo em 2012. Atualmente, é Diretor de Estratégia Digital e Inovação do Banco Votorantim, Conselheiro da ABFintechs e da Anjos do Brasil, e mentor da Endeavor. Horn é também Editor do blog Finnovation e colunista da ÉPOCA Negócios. Neste blog, Guilherme vai contar os bastidores das inovações das fintechs no Brasil e no mundo.

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente

Blogs e colunas

  • Pedro Doria 

    Pedro Doria

    Estado, empresas e sociedade precisam ser reinventados para o trabalho do século 21

  • Mauricio Benvenutti 

    Maurício Benvenutti

    Clubhouse repete a história de outros serviços digitais

  • Felipe Matos 

    Felipe Matos

    Ecossistema se une por mudanças no marco legal das startups

  • Demi Getschko* 

    Demi Getschko

    Vazamentos mostram que a privacidade não existe mais

Mais em Blogs e Colunas
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente

{{ $dfp_banner['x44'] or '' }}