PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Por dentro das inovações em serviços financeiros

Uma proteção para os imprevistos

Por Guilherme Horn
Atualização:
 

Em maio de 2017, o Banco Central dos EUA divulgou o mais recente relatório sobre como as famílias norte-americanas gerenciam o seu dinheiro. Num vasto material de 172 páginas, há algumas indicações que levaram analistas a considerar que a população do país está entre os piores poupadores do primeiro mundo. Por exemplo, 44% dos adultos dizem que não são capazes de cobrir uma despesa emergencial de 400 dólares. Para tal, seria necessário vender algum bem ou tomar dinheiro emprestado.

PUBLICIDADE

Foi com base nisso que o MoneyLion, um aplicativo de gestão financeira pessoal com mais de 1 milhão de clientes nos EUA, lançou o MoneyLionPlus, que combina despesas, crédito e investimentos do usuário com algoritmos baseados em big data e inteligência artificial. O objetivo é aumentar o valor poupado pelos usuários, oferecendo-lhes um guia para gerenciar melhor suas despesas, alternativas de investimentos simples com baixas taxas de administração e acesso a crédito com juros mais baixos. O aplicativo detectou que a maioria dos usuários compromete sua capacidade de poupar quando surge uma despesa inesperada. Neste momento, ele costuma recorrer à primeira opção de crédito que surge, geralmente com juros bem acima do mercado.

O que o aplicativo faz é identificar aqueles usuários que têm maior propensão à ocorrência de uma despesa inesperada e, com base nos seus investimentos, o MoneyLionPlus já reserva uma linha de crédito com um dos bancos parceiros, tendo o valor dos investimentos como garantia. Se a despesa imprevista acontecer, o empréstimo é imediatamente oferecido a uma taxa justa.

Publicidade

O modelo comercial é bem interessante e inovador. O cliente paga uma assinatura de 29 dólares por mês e recebe um desconto de 1 dólar (limitado a um por dia) a cada vez que acessar o aplicativo. Assim, se acessar diariamente, sai de graça.

A empresa acaba de receber um aporte de 42 milhões de dólares para expandir a plataforma e conquistar mais usuários. O foco será em clientes que ganham até 100 mil dólares por ano, que é um segmento pouco visado pelas tradicionais instituições financeiras do país. Este é um ótimo exemplo de como Big Data e Inteligência Artificial já começam a fazer diferença no dia a dia das pessoas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.