Foto do(a) blog

Inovação e tecnologia no mundo das startups

Aceleradora vai aceitar startups que tenham apenas uma ideia de negócio

Estarte.me, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ampliou o seu programa de aceleração

PUBLICIDADE

Por Ligia Aguilhar
Atualização:
 

A aceleradora gaúcha Estarte.Me ampliou o seu processo de aceleração acrescentando duas novas etapas: pré-aceleração ecrescimento, para acompanhar o desenvolvimento da empresa durante sua consolidação no mercado.

PUBLICIDADE

:::Siga o Start no Twitter: @StartEstadao:::

Com o novo modelo, a aceleradora vai começar a aceitar empreendedores que tenham apenas uma ideia de negócio. Também não é necessário ter uma equipe estruturada e os integrantes não precisam ter dedicação integral ao negócio em um primeiro momento.

Durante a pré-aceleração, que dura de um a dois meses, os empreendedores selecionados vão ganhar mentoria, consultoria para gestão de projetos e poderão usar a estrutura da aceleradora. Não está incluso aporte financeiro."O foco desta pré-aceleração é basicamente a validação de todas as premissas e hipóteses relacionadas ao produto ou negócio", diz em nota Maurício Centeno, sócio-fundador da Estarte.Me.

O processo inclui saber se o produto proposto de fato endereça um problema de mercado, se o modelo de negócio vai gerar uma receita consistente e a criação de um protótipo (o chamado mínimo produto viável ou MVP). Ao final desta etapa, será realizado um mapeamento para estimar quanto essa startup vale.

Publicidade

Após este período, se aprovada, a startup passa para a aceleração propriamente dita, onde recebe investimento semente (em média, R$ 20 mil, em troca de uma participação de 15% a 20% no negócio). Nessa etapa, a equipe da empresa precisa estar completa e ter dedicação integral ao negócio.

Durante seis meses a startup desenvolve e valida o produto. Ao final, cria um plano comercial e de marketing para ser executado na fase seguinte.

Depois desse processo, a Estarte.me continua acompanhando a startup na etapa chamada crescimento. Nesse período, há a chance de uma nova rodada de investimento - tanto por parte de investidores, quanto por parte da aceleradora. "Identificamos no mercado que, alguns meses após o segundo investimento, as startups ainda precisam de uma certa orientação", diz Centeno.

Criada em 2013, a Estarte.Me tem em seu portfólio as seguintes startups: CodeFreelas, MindPills, Otus Game Studio, Prematuridade.com, Cur.to, Pepe, FlyBid e Promover.se. A aceleradora seleciona projetos ao longo do ano todo. Mais informações e inscrições no site da Estarte.me.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.