PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Inovação e tecnologia no mundo das startups

Cietec agiliza processo de seleção de startups

Incubadora da USP agora aceita ideias de novos projetos ao longo do ano inteiro

Por Ligia Aguilhar
Atualização:

 

 

Uma das mais tradicionais e conceituadas incubadoras do País, o Cietec(Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) da Universidade de São Paulo (USP) anunciou uma mudança no seu processo seletivo: agora vai aceitar propostas de empresas durante o ano todo.

PUBLICIDADE

Os empreendedores interessados em incubar seu projeto no Cietec não precisam mais esperar as chamadas de processos seletivos a cada quatro meses. Pelo novo modelo, os gestores vão selecionar os projetos mais consistentes ao longo do ano todo para serem apoiados pela iniciativa.

:::Siga o Start no Twitter: @StartEstadao::::::Curta a página do Start no Facebook:::

Essas empresas selecionadas, no entanto, não vão direto para a incubadora. Antes, passarão por um programa de capacitação que inclui cursos e workshops sobre temas como agências de fomento e as metodologias Business Model Canvas e Lean Startup.

Após seis meses, os projetos serão reavaliados pelos gestores do Cietec para confirmação do processo de incubação.

Publicidade

"O mundo das startups é marcado pela dinâmica e agilidade dos empreendedores. O olhar atento para a abertura de oportunidades faz a diferença para quem quer construir um projeto relevante, sobretudo em áreas tecnológicas", explica por meio de nota Sergio Risola, diretor-executivo da incubadora.

O novo processo seletivo já está em vigor no site do Cietec.

Mudança cultural na USP

Na semana passada, eu falei em uma matéria do Link sobre como professores e alunos estão tentando mudar a cultura empreendedora da USP focando no desenvolvimento ágil de empresas.

Um dos marcos recentes foi a realização do primeiro programa de aceleração de startups dentro de uma universidade pública brasileira, o Start-Up Farm.

Publicidade

PUBLICIDADE

O interesse pelo assunto já foi notado pela reitoria, que incluiu no seu plano de metas para 2015 a promoção ao empreendedorismo e a inovação. A Agência USP de Inovação tem trabalhado para levantar dados sobre a geração de empresas pelos alunos da universidade e acompanhado iniciativas na área. A mudança de mentalidade agora chega ao Cietec.

Segundo Risola, o movimento de parques e incubadoras mudou nos últimos anos e "a própria compreensão do mercado sobre a importância do movimento é mais positiva". O aumento do interesse de investidores e "a chegada das aceleradoras, com programas bastante objetivos", incentivaram os que atuam há mais tempo no segmento "a se adaptar aos novos tempos, sem perder a vocação demonstrada pelos indicadores que o Cietec apresenta", afirmou em comunicado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.