PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Inovação e tecnologia no mundo das startups

Jovem brasileira é eleita uma das mulheres visionárias do ano nos EUA

Camila Achutti foi eleita estudante visionária do ano pelo Instituto Anita Borg

Por Ligia Aguilhar
Atualização:

Facebook/Camila Achutti

 

PUBLICIDADE

A questão da disparidade salarial entre homens e mulheres e da baixa presença feminina na área de tecnologia está -- felizmente -- em evidência no mundo todo. Aqui nos EUA, o Instituto Anita Borg tenta estimular a participação de mulheres na área e premia anualmente visionárias que alcançam resultados significativos como líderes ou empreendedoras no setor.

:::Siga o Start no Twitter: @StartEstadao::::::Curta a página do Start no Facebook:::

O Instituto também premia estudantes que tenham uma visão singular sobre o uso da tecnologia para fazer a diferença no mundo. No evento deste ano, realizado em Palo Alto, na Califórnia, a ganhadora da categoria foi a brasileira Camila Achutti, de 23 anos, que hoje se destaca como uma das maiores referências no apoio a mulheres na área de tecnologia no Brasil.

Eu já falei sobre o trabalho da Camila aqui no Link antes. Ela é embaixadora do Technovation Challenge no Brasil, programa global de incentivo ao empreendedorismo feminino, e ganhou notoriedade com o seu site Mulheres na Computação, no qual produz conteúdo para as mulheres da área e que começou como um canal no qual ela relatava sua experiência como uma das poucas mulheres a estudar Ciências da Computação na USP. Ela ainda participa de uma série de outras iniciativas voltadas para o ensino de tecnologia para mulheres.

Publicidade

Para concorrer ao prêmio, Camila preciou gravar um vídeo explicando a sua visão de futuro para outras estudantes como ela (veja aqui ou abaixo) -- Camila atualmente cursa um mestrado na área de ciências da computação na Universidade de São Paulo (USP). O vídeo mais votado pelos participantes do evento seria premiado.

Por ser a vencedora, Camila recebeu US$ 1 mil e uma bolsa para participar do evento Grace Hopper Celebration of Women in Computing 2015, em outubro, no Texas, que reúne lideranças femininas na tecnologia.

-----

P.S. O blog segue em ritmo mais lento neste mês de maio, porque estou nos EUA participando de um programa de empreendedorismo para jornalistas organizado pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e financiado pelo Departamento de Estado Americano. Ganhei uma bolsa das duas instituições para realizar uma série de pesquisas sobre inovação em jornalismo em Washington D.C. Voltamos com nossa programação normal na segunda semana de junho. Até lá, seguimos com algumas novidades sobre tecnologia e startups do lado de cá!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.