PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Inovação e tecnologia no mundo das startups

Transparência Brasil abre sua base de dados para desenvolvimento de apps

ONG abriu inscrições para desenvolvedores participarem de hackathon no fim de agosto

Por Ligia Aguilhar
Atualização:
 

A Transparência Brasil, organização independente dedicada a monitorar a integridade das instituições públicas, convida desenvolvedores a participar do seu primeiro hackathon no dia 23 de agosto. A organização vai abrir a sua API para permitir o desenvolvimento de aplicativos com foco nas eleições que usem a base de dados da ONG e permitam o monitoramento do Congresso.

PUBLICIDADE

O objetivo do hackathon é estimular desenvolvedores a utilizar a tecnologia para aumentar o alcance e o impacto das informações coletadas pela Transparência Brasil e que estão sendo disponibilizadas pela primeira vez por meio de uma API.

É a chance de desenvolvedores criarem no Brasil soluções bacanas para as eleições. Há poucos dias eu falei aqui no Link sobre os bots desenvolvidos em diversos países e que tuítam avisando quando algum artigo da Wikipédia é editado por um computador ligado a um governo (leia mais sobre isso na matéria "Contas no Twitter ajudam a descobrir quando políticos alteram a Wikipédia").

A Maratona também marcará o lançamento da ferramenta Quem Quer Virar Excelência nas Eleições de 2014, que reúne informações sobre os candidatos às eleições de outubro a partir de dados de dois projetos da Transparência Brasil: desempenho em eleições passadas, presentes no site Às Claras; e desempenho de integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do site Excelências.

O hackathon será feito em parceria com a Sensedia, responsável pelo desenvolvimento da API, e com o apoio do Google. As equipes de desenvolvedores terão 12 horas para criar aplicativos com foco nas eleições de outubro e no monitoramento do Congresso.

Publicidade

Ao final da maratona de programação, os participantes farão uma apresentação a um júri que escolherá o melhor projeto. Estarão na comissão julgadora: Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil; José Roberto de Toledo, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista do Estado; José Papo, gerente de Relações com Desenvolvedores do Google; e Kleber Bacili, presidente da Sensedia.

A equipe vencedora ganhará Chromebooks e todos os participantes receberão Chromecasts. As inscrições podem ser feitas até 13 de agosto no site da Transparência.Org.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.