Foto do(a) blog

P2P e cultura digital livre

Passado é recriado em campanha antipirataria

É difícil encontrar uma campanha contra a pirataria que realmente convença os usuários a mudarem as suas práticas.

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

A agência italiana TBWA resolveu arriscar. Chamou dois artistas, Mirco Pagano e Moreno De Turco, que em 200 horas recriaram imagens de sete ídolos musicais com 6,5 mil CDs.

PUBLICIDADE

"A pirataria destrói a música, impedindo artistas de fazerem sucesso e se tornarem ídolos como no passado. O reconhecimento deles está em risco", disse Pagano. Para ele, só os "CDs originais" permitem ao público entender e transformar os artistas em ícones reconhecidos universalmente.

Os artistas retrataram Bob Marley, Elvis Presley, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Michael Jackson, James Brown e Freddie Mercury - todos ídolos já mortos de um tempo que também já morreu. Discos físicos já não são mais vendidos como no passado - e uma campanha contra a pirataria que tente defender o consumo de uma mídia decadente já nasce condenada ao fracasso.

Mas, concorde ou não com o ponto de vista de Pagano, que se prende ao modelo da tradicional venda de discos físicos, o trabalho ficou visualmente interessante - ou pelo menos deu uma nova utilidade aos CDs:

Freddie Mercury: Foto: Estadão
James Brown:  Foto: Estadão
Jim Morrison:  Foto: Estadão
Jimi Hendrix:  Foto: Estadão
Michael Jackson: Foto: Estadão
Bob Marley: Foto: Estadão
Elvis Presley: Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.