Afinal, por que não existe um botão 'descurtir' no Facebook?
Desejo de usuários, função é descartada pela rede social; outras plataformas, como YouTube e Reddit, têm harmonia mesmo com ‘polegar para baixo’
Por Bruno Romani
Atualização:
Há uma década, o Facebook mudou a internet com o botão Curtir. Durante quase todo esse período, uma pergunta sempre acompanhou a ferramenta: por que não existe o botão “descurtir”?
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O desejo por um botão com um joinha apontando para baixo é tão popular no inconsciente coletivo já foi usado até para espalhar vírus de computador. No começo da década, era comum encontrar na internet links maliciosos dentro da rede social que prometiam a ferramenta, mas que acabavam em infecção digital. Nem a disposição para encarar esse tipo de situação dobrou Mark Zuckerberg, fundador e presidente executivo do Facebook.
Em 2014, o chefão da rede social se opôs a essa ideia: "Algumas pessoas já pediram por um botão de “Descurtir”, porque querem ser capazes de dizer 'isso aqui não é bom'. Não achamos que isso seja bom”, disse ele. “Não vamos criar isso, e não acredito que é necessário ter um sistema de votação para dizer se posts são bons ou ruins. Eu não acho que isso seja socialmente valioso para a comunidade".
Para especialistas, é uma manifestação do Facebook que segue uma tendência atual: evitar tudo que é aparentemente negativo. "O Curtir é uma representação da chamada sociedade positiva, onde não há espaço para tristeza e tudo está bem", explica Luis Peres Neto, professor da ESPM.
Veja a evolução do design do Facebook ao longo de 12 anos
1 / 12Veja a evolução do design do Facebook ao longo de 12 anos
Início
Assim nasceu o Facebook – ou melhor, o Thefacebook.com – em 2004. Em 4 de fevereiro, o site era voltado apenas para alunos de Harvard. Meses depois, c... Foto: ReproduçãoMais
Perfil de 2005
Em 2005, um perfil comum do Facebook mostrava muitos detalhes que você até encontra em um perfil hoje em dia, mas ainda de um jeito muito parecido com... Foto: ReproduçãoMais
Reforma
Em 2006, o Thefacebook perde o "the" e passa a ser só Facebook. Junto com a mudança de nome, o site ganha uma nova cara, com uma fonte mais legível e ... Foto: ReproduçãoMais
Mini Feed
Um ano depois, o Facebook ganhou uma cara mais adulta, o que incluiu a adição do Mini Feed no perfil: uma pequena timeline que mostrava as atividades ... Foto: ReproduçãoMais
Barrinhas
Em meados de 2008, o Facebook mudou de cara novamente: o principal destaque eram as barrinhas que organizavam melhor o layout do site, como a barra de... Foto: ReproduçãoMais
No que você está pensando?
Em março de 2009, o Facebook lançou uma nova página inicial, que adicionou uma ferramenta de publicação: a partir daquele momento, era possível postar... Foto: ReproduçãoMais
Foco nas fotos
Em 2010, mais uma reforma: o principal destaque ficou com a barra de fotos, que apareciam no topo da página do usuário e mostravam mais sobre como ele... Foto: ReproduçãoMais
Sem vergonha
Outra reforma de 2010 foi a adição do Open Graph, que permitiu que atividades de fora do Facebook aparecessem na linha do tempo. As novas postagens pr... Foto: ReproduçãoMais
Linha do Tempo
Em 2011, o Facebook introduziu um novo jeito de ver perfis de usuários: a Timeline. No lugar das informações escolhidas pelos usuários, o foco agora f... Foto: ReproduçãoMais
Ampliação
No início de 2012, o Facebook lançou uma nova ferramenta de visualização de fotos, que mostravam imagens maiores. Oscomentários e anúncios passavam a ... Foto: ReproduçãoMais
Foto de capa
Em março de 2013, a Linha do Tempo ganhou uma atualização considerável: além de mostrar novos jeitos para apps aparecem na timeline, a alteração criou... Foto: ReproduçãoMais
Perfil de hoje
E está aí um perfil dos dias de hoje. Muita mudança, né? Foto: Reprodução
Dois anos depois, quando o Facebook anunciou que ampliaria o leque de reações ao Curtir, as esperanças de que o Descurtir chegaria foram renovadas – e esmagadas. Os novos ícones – que incluem choro, risada, surpresa e o fofinho “Amei” – não tinham o dedão para baixo. O diretor de design do Facebook, Geoff Teahan, explicou que a natureza binária de “curtir” e “descurtir” não refletia a complexidade de situações que encaramos no mundo real.
Para Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, da Universidade Federal do Espírito Santo, a rede social está tentando fazer justamente o oposto, evitando a complexidade fora do mundo digital. "O ‘dislike’ opera com certa racionalidade. Julgar algo e expressar que não gostou exige racionalidade”, afirma o especialista. “O Facebook trabalha mais com aspectos emocionais. As pessoas se envolvem com certo conteúdo não pelos seus aspectos contraditórios e racionais e sim pela dimensão sentimental".
Na contramão. Apesar desses argumentos, outros serviços já tem o polegar negativo. É o caso do YouTube – e não há indícios de que um mundo sombrio digital tenha se formado.
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Na verdade, a maior parte dos vídeos, mesmo aqueles com poucas visualizações, tem mais likes do que dislikes – embora seja marcante quando vídeos de marcas recebam polegares para baixo em massa. Foi o que aconteceu quando consumidores reagiram a uma propaganda d’O Boticário que exibia um casal homossexual ou quando o primeiro trailer de umnovo jogo da série Call of Duty desagradou os fãs.
Do outro lado do espectro, está o Reddit, serviço de fórum na internet que mantém certa aura anárquica que a rede ostentava nos anos 200. Com valor de mercado estimado em US$ 3 bilhões, o Reddit é um dos poucos lugares da web onde hoje o dedão para baixo é usado sem piedade.
A história do Facebook em 30 fotos
1 / 30A história do Facebook em 30 fotos
100 milhões de amigos
Em agosto de 2008, o Facebook ultrapassa a marca de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Foto: Reuters
Avante
Em janeiro de 2011, uma rodada de investimentos liderada pelo banco Goldman Sachs adquire 1% das ações do Facebook e avalia a empresa em US$ 50 bilhõe... Foto: ReutersMais
1 bilhão de amigos
Em outubro de 2012, a base de usuários do Facebook atinge 1 bilhão de usuários. Foto: Reuters
Fundação Zuckerberg
Zuckerberg e Priscilla Chan durante o anúncio da chegada de Max, sua primeira filha Foto: Facebook
Notícias Falsas
Em 2016, o Facebook entrou na mira da política, ao ser acusado de auxiliar a disseminação de notícias falsas que influenciaram, por exemplo, no refere... Foto: ReutersMais
2 bilhões de amigos
Em junho de 2017, o Facebook chegou à marca de 2 bilhões de usuários, conquistando boa parte do mundo conectado. Foto: Reuters
Cambridge Analytica
Em março de 2018, o Facebook vive possivelmente sua maior crise, graças à revelação pelo jornal inglêsThe Observerde que a consultoria política Cambri... Foto: EFEMais
Prólogo
Em 28 de outubro de 2003, Mark Zuckerberg lança o Facemash, um predecessor do Facebook. Usando fotos do sistema de alunos de Harvard, o site pedia aos... Foto: ReproduçãoMais
Início
Em 4 de fevereiro de 2004, quatro estudantes de Harvard fundam uma rede social voltada para estudantes da universidade,o Thefacebook: Mark Zuckerberg,... Foto: DivulgaçãoMais
Investimentos
Em junho de 2004, a rede social já havia se expandido para outras universidades e recebeu seu primeiro investimento, feito pelo investidor Peter Thiel... Foto: NYTMais
Plágio
Em 2004, os ex-colegas de Mark Zuckerberg em Harvard, os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss entram com uma ação judicial contra o Facebook, alegando qu... Foto: NYTMais
1 milhão de amigos
Com Sean Parker na presidência, o Facebook conquista 1 milhão de usuários em 30 de dezembro de 2004. Meses depois, a empresa transfere sua sede para u... Foto: NYTMais
'Não, não, não'
Em março de 2006, o Yahoo oferece US$ 1 bilhão para comprar o Facebook, mas Mark Zuckerberg rejeita a proposta. Foto: NYT
Feed de notícias
Em setembro de 2006, o Facebook lança o News Feed (Feed de Notícias, em português): uma página que se atualizava automaticamente através de um algorit... Foto: ReproduçãoMais
Para menores
Inicialmente voltado para universitários de faculdades de renome nos Estados Unidos, o Facebook se abre, em setembro de 2006,para qualquer usuário a p... Foto: ReutersMais
Abertura
Em 2007, buscando superar rivais como o MySpace, o Facebook abre sua plataforma de dados (API, na sigla em inglês) para desenvolvedores criarem aplica... Foto: ReutersMais
Microsoft
Em outubro de 2007, a Microsoft adquire 1,4% das ações do Facebook, o que faz a empresa ser avaliada em US$ 15 bilhões. Foto: Reuters
Tchau, Myspace
Maior rede social do mundo até 2009, o MySpace é destronado da liderança pelo Facebook em maio daquele ano: segundo números da ComScore, a rede social... Foto: EstadãoMais
Fazenda Feliz
Lançado pela Zynga em 2010, FarmVille se torna o primeiro grande game a ser jogado dentro do Facebook. O jogo tinha um objetivo simples: o usuário ass... Foto: ReproduçãoMais
Curtida
Em junho de 2010, a empresa lança uma de suas marcas registradas: o botão de "Like" – aqui no Brasil, o like é chamado de curtida. Em Portugal, ele é ... Foto: ReutersMais
A Rede Social
Estreia em outubro de 2010 o filmeA Rede Social, que conta a história dos primeiros anos do Facebook. O filme, dirigido por David Fincher (Seven)e com... Foto: ReproduçãoMais
Mensageiro
Em 9 de agosto de 2011, o Facebook lança o Facebook Messenger: inicialmente um substituto para o chat interno que havia na rede social, o Messenger se... Foto: ReutersMais
Linha do tempo
Em setembro de 2011, o Facebook introduz a Linha do Tempo (Timeline), uma função que alterava os perfis dos usuários: no lugar de informações detalhad... Foto: ReproduçãoMais
Abertura de capital
Em 18 de maio de 2012, o Facebook realiza sua abertura de capital na bolsa de valores Nasdaq, em Nova York: com preços iniciais de US$ 38, as ações da... Foto: ReutersMais
'Bota no Insta'
Criado pelo americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, a rede social de fotografias Instagram é comprada pelo Facebook por US$ 1 bilhão e... Foto: NYTMais
Internet.org
Em parceria com seis empresas (Samsung, Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera e Qualcomm), Mark Zuckerberg lança o Internet.org em agosto de 2013. A intenç... Foto: ReutersMais
Zap Zap
Em fevereiro de 2014, o Facebook anunciou a aquisição do WhatsApp, um dos principais aplicativos de mensagem da atualidade, por US$ 21,8 bilhões (em v... Foto: ReutersMais
Realidade virtual
Em março de 2014, o Facebook expande seu foco de atividades ao comprar a startup Oculus, dona dos óculos de realidade virtual Oculus Rift, por US$ 2 b... Foto: ReutersMais
Reações
O velho botão de curtir ganhou novos companheiros em abril de 2016: desde então, as pessoas podem reagir às publicações dos amigos com "Amei", "Haha" ... Foto: ReutersMais
Feed de Notícias
Criticado pela disseminação de notícias falsas, o Facebook decidiu reagir em janeiro de 2018: naquele mês, a empresa disse que iria alterar seu algori... Foto: ReutersMais
A falta de motivação do Facebook pode ser também financeira. "Muitos “dislikes” em uma publicação pessoal desmotivariam um usuário a produzir conteúdo – especialmente aquele que não é remunerado financeiramente, mas motivado pelos likes", diz o consultor em redes sociais Alexandre Inagaki.
Desde o ano passado, existem rumores de que a rede social testaria o botão. O mais perto que se chegou disso foi um "downvote", para notificar postagens com abusos às políticas da rede, como discurso de ódio ou violência. A própria companhia se apressou em dizer que não era um “dislike”. Dessa maneira, tudo levar a crer que joinha para baixo não será visto tão cedo – mas e aí, quantas curtidas essa ideia merece?