PUBLICIDADE

AOL Instant Messenger 'morre' nesta sexta-feira

Aplicativo foi precursor de categoria de aplicativos de mensagens instantâneas, hoje representa por aplicativos como Facebook Messenger e WhatsApp

Por Redação Link
Atualização:
Tela da versão antiga do AOL Instant Messenger Foto: Extreme Tech

O serviço de mensagens instantâneas AOL Instant Messenger, um dos mais importantes dos primórdios da web, será descontinuado pela America Online (AOL) nesta sexta-feira, 15. Quem não se lembra do chat que podia ser usado para conversar com outros amigos que tinham o aplicativo da AOL para acessar a internet instalado no computador?

PUBLICIDADE

O aplicativo se tornou independente apenas em 1997, quando o boneco amarelo se tornou su marca registrada. O serviço foi o precursor de muitos aplicativos de mensagens instantâneas que marcaram a história da internet, como o ICQ, o MSN Messenger -- que já foi descontinuado pela Microsoft em 2013 --, o Facebook Messenger e o WhatsApp.

A decisão de descontinuar o aplicativo ocorreu depois que a Verizon, dona da AOL, comprou os negócios de internet do Yahoo e fundiu os dois negócios em uma empresa chamada Oath. "Estamos animados para trazer aos usuários novas experiências", disse a companhia, no comunicado em que anunciou a morte do AOL Instant Messenger.

Segundo a Oath, os usuários não podem migrar suas listas de amigos para outros serviços, já que o Instant Messenger não é compatível com nenhum outro. Os usuários tiveram um prazo que se iniciou em outubro para baixar os arquivos de suas conversas por meio do aplicativo.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.