• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

Memes da Turma da Mônica viram nova sensação do Twitter

Com piadas ao gosto da rede, conta dos personagens de Mauricio de Sousa chegou a mais de 130 mil seguidores em menos de uma semana

27/08/2018 | 05h00

  •      

 Por Giovanna Wolf Tadini - O Estado de S. Paulo

A Turma da Mônica entrou no Twitter na última terça-feira, 21

Giovanna Tadini/Estadão

A Turma da Mônica entrou no Twitter na última terça-feira, 21

Leia mais

  • Asus lança Zenfone 5 no Brasil com emojis 3D da Turma da Mônica
  • Você sabia que existe um jogo do Castelo Rá-Tim-Bum?

A internet não estava preparada para o acontecimento histórico da última terça-feira, 21. A Turma da Mônica chegou ao Twitter colocando ordem na casa, esclarecendo que Astronauta e Franjinha não são a mesma pessoa, que o Cebolinha não se chama Ceborinha e que Mauricio de Sousa existe de verdade. Regida pela máxima "the zoeila never ends" (a zoeira nunca tem fim, em tradução literal do inglês do Cebolinha), a conta conquistou mais de 130 mil seguidores em pouco menos de uma semana. 

Além de publicar vários memes, piadas e brincadeiras usando os personagens de Maurício de Sousa, a conta da Turma da Mônica no Twitter também interage com os comentários dos seus seguidores. E não leva desaforo para casa: quando um usuário criticou a conta da Turma dizendo que ela parece um "tiozão de skate, querendo ser popular entre os jovens", a Turma não hesitou em responder com um meme do Cebolinha e do Cascão vestidos de skatista e escrito “só os loucos sabem”, fazendo referência a um conhecido verso banda Charlie Brown Jr.

Quem está por trás dessa “zoeila” é a equipe da área digital da Mauricio de Sousa Produções. São oito pessoas que trabalham em conjunto alimentando todas as redes sociais da marca – a Turma da Mônica também tem contas no Facebook, no Instagram e no YouTube. O dono da rua, ou melhor, o chefe das contas é Marcos Saraiva, gerente da área digital da MSP, neto de Maurício de Sousa e filho da Mônica – quando questionado se sua mãe já falou “ata” para ele, em referência a outro meme conhecido com a garota baixinha e dentuça, Saraiva afirmou que sim.

Essa hora só tem os góticos online, aposto pic.twitter.com/cy0wBb6wDD

— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) 22 de agosto de 2018

“A ideia do Mauricio sempre foi estar em todas as plataformas onde os fãs deles estão”, disse Saraiva em entrevista ao Estado. “Temos essa dedicação de ter produtos em diferentes lugares no mundo digital também porque sabemos que estamos na quarta geração de leitores do Mauricio”.

Não é a primeira vez que a Turma do bairro do Limoeiro frequenta o Twitter – a conta original esteve ativa até meados de 2013, quando a equipe da Mauricio de Sousa Produções percebeu que não tinha o conteúdo certo para a rede. Há alguns meses, porém, a empresa percebeu que tinha de voltar à rede, depois de ver a ascensão da Mônica como ícone de memes – além do "ata", no qual Mônica senta na frente de um computador com apenas as três letras escritas, em uma referência a "ah tá", há também a turma da Inbonha, inspirada em uma recriação "criativa" da Turma. 

"Nos últimos anos, em eventos como a Comic Con Experience (CCXP), começamos a perceber que tinha uma entrada para falar com o público adulto, que predomina no Twitter, mas que a gente não estava usando”, conta Saraiva. "Percebemos que precisava ser algo divertido." Parece que o jogo virou e as "zoeilas" estão só começando: segundo Saraiva, a equipe já está preparando vários planos infalíveis para o Twitter. É esperar para ver se eles vão dar certo ou acabarão em coelhadas. 

essa foto do Mauricio exibindo as mãos calejadas de tanto desenhar é 100% CABULOSA

só um cara radical desses poderia ter me criado, na moral pic.twitter.com/o2TkCZT4Vq

— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) 23 de agosto de 2018

    Tags:

  • Turma da Mônica
  • Twitter
  • rede social

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.Google pagará US$ 76 milhões a publicações francesas após acordo
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente