PUBLICIDADE

FBI faz alerta a pais sobre riscos de brinquedos conectados à internet

Recursos como microfones, câmeras e sensores de geolocalização podem ser controlados durante uma invasão

Por Agências
Atualização:
A boneca Cayla oferece riscos de segurança Foto: Reuters

O Federal Bureau of Investigation (FBI) fez um divulgou um alerta aos pais sobre os riscos de privacidade e segurança dos brinquedos infantis conectados à internet. Em um aviso publicado em seu site nesta segunda-feira, o órgão disse que tais brinquedos podem conter peças ou recursos como microfones, câmeras, sensor de geolocalização (GPS), armazenamento de dados e reconhecimento de fala que podem divulgar informações pessoais.

PUBLICIDADE

Conversas normais com um brinquedo ou no ambiente circundante podem revelar o nome, a escola, gostos e atividades de uma criança, segundo o FBI. "Acredito que esta é a primeira vez que o FBI emitiu esse tipo de aviso", disse Tod Beardsley, diretor de pesquisa da empresa de segurança cibernética Rapid7, em uma entrevista à agência de notícias Reuters.

"Muitas pessoas tendem a confiar no FBI como uma organização governamental, por isso, definitivamente aumenta a consciência do risco associado aos brinquedos conectados à internet."

Brinquedos inteligentes e dispositivos de entretenimento estão ganhando popularidade pela incorporação de tecnologias que aprendem e adaptam seus comportamentos com base nas interações do usuário.

Em fevereiro, a Alemanha proibiu as vendas e a propriedade de uma boneca falante chamada Cayla feita pela empresa norte-americana Genesis Toys, citando risco de invasão de privacidade associado ao brinquedo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.