Governo dos EUA anuncia regras para leilão de frequência para 5G

Com liberação, prevista para acontecer em novembro, operadoras vão poder testar nova tecnologia; regras foram coordenadas pela Comissão Federal de Comunicações (FCC)

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Comissão Federal de Comunicações (FCC) suspendeu as regras de neutralidade da rede Foto: Yuri Gripas/Reuters

Os Estados Unidos deram mais um passo para tornar realidade a nova tecnologia de conexão móvel, o 5G. A Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão responsável pela telecomunicação no país, emitiu na última quinta-feira, 2, as regras para leilão das faixas de frequência que poderão ser utilizadas pelas operadoras para transmitir sinal de 5G.

PUBLICIDADE

O anúncio segue declarações previamente concedidas pelo presidente da FCC, o republicano Ajit Pai. Em fevereiro, no Mobile World Congress (MWC), Pai disse que planejava realizar um leilão de espectro na faixa de 28 GHz em novembro, seguido por um leilão de espectro na faixa de 24 GHz.

Na quinta, o FCC disse que as licitações começarão na banda de 28 GHz em 14 de novembro, com as licenças de 24 GHz sendo liberadas para leilão imediatamente depois.

Com padrão de tecnologia ainda por ser definido, as redes 5G prometem entregar velocidades mais rápidas – 1Gbps (gigabit por segundo), contra 100 Mpbs (megabit por segundo) da velocidade máxima no 4G – e mais estáveis que as atuais. Elas são consideradas vitais para revoluções previstas para os próximos anos, como a indústria 4.0, o carro autônomo e as cidades inteligentes. No entanto, muitas operadoras ainda tem sido céticas em investir nas redes. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.