Hacker invade câmera de segurança e assusta criança nos EUA

O invasor usou a função de alto-falante do aparelho Ring, da Amazon, para conversar com uma menina de oito anos

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
A câmera de segurança Ring tem microfone e alto-falantes, para permitir a comunicação Foto: Bloomberg/Andrew Burton

Apenas quatro dias após comprar uma câmera de segurança da marca Ring, que pertence à Amazon, uma família de Mississippi, nos Estados Unidos, levou um susto: o equipamento, instalado no quarto de três crianças, foi invadido por um hacker que usou a função de alto-falante para assustar uma criança de oito anos. A informação é da WMC, afiliada local da CNN

PUBLICIDADE

A câmera de segurança em questão transmite imagens ao vivo para celulares, permitindo que os usuários acompanhem o tempo todo o que está acontecendo dentro da casa – o equipamento tem microfone e alto-falantes, para permitir a comunicação. 

O episódio aconteceu no dia 4 de dezembro. “Quem está aí?”, perguntou a menina, quando ouviu uma voz estranha dentro do quarto. “Sou seu melhor amigo. Sou o Papai Noel, você não quer ser meu melhor amigo?”, respondeu o invasor, controlando o alto-falante. 

“Eu pesquisei bastante sobre o aparelho antes de comprá-lo”, disse a mãe da criança, Ashley LeMay, à WMC. “Eu assisti ao vídeo e meu coração quase parou. Eu quase não consegui chegar ao final, em que ela grita ‘mamãe, mamãe!’”

Em resposta, um porta-voz da Ring disse que a empresa está investigando esse problema e que vai tomar as medidas apropriadas para proteger os dispositivos com base na investigação. 

A família disse à WMC que não possuía autenticação de dois fatores configurada em seu dispositivo, recurso de segurança que é recomendado para evitar invasões. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.