• Estadão
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esportes
  • Brasil
  • São Paulo
  • Cultura
  • PME
  • Jornal do Carro
  • E+
  • Paladar
  • Link

Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
Assine Estadão
formulário de busca

Instagram muda interface, estreia aba para Reels e tira espaço das curtidas

Empresa reforça uso comercial da plataforma e mantém estratégia de brigar com TikTok

12/11/2020 | 13h48

  •      

 Por Redação Link - O Estado de S. Paulo

Instagram estreia abas para Reels e Shop

Instagram

Instagram estreia abas para Reels e Shop

Leia mais

  • Como usar o LinkedIn para melhorar sua vida profissional
  • Instagram aumenta tempo limite de lives para até quatro horas
  • WhatsApp apresenta novas funcionalidades para app de empresas

O Instagram promoveu mudanças importantes na sua interface nesta quinta, 12. O aplicativo ganhou duas novas seções na aba fixa localizada na parte inferior. Entram o Reels e o Loja e perdem espaço a seção de curtidas (representada pelo ícone do coração) e o botão de postagem (que usa o sinal '+'), duas das mais antigas e conhecidas do aplicativo. 

A mudança sinaliza duas apostas altas na estratégia da companhia: promover mais acessos aos Reels, que tenta fazer frente ao TikTok, e aumentar o poder comercial da plataforma. Anteriormente, para acessar o Reels, o usuário deveria ir o próprio perfil e encontrar um botão logo acima de sua galeria de fotos. Outra opção era encontrar aleatoriamente vídeo do Reels na aba Explorar. Já o botão de Loja ficava numa barra dentro da Aba Explorar. 

Os botões que perderam espaço na barra fixa, porém, continuam acessíveis na aba Home. Tanto o coração quanto o '+' agora estão na barra superior, ao lado do botão de mensagens privadas. 

"Estamos vendo as mudanças no comportamento da nossa comunidade acontecerem mais rapidamente, inclusive na forma como usam o Instagram e se conectam com o mundo", afirmou Adam Mosseri, presidente do Instagram, em comunicado. "Este ano, com a pandemia e grande parte do mundo permanecendo em casa, vimos uma explosão em vídeos curtos e divertidos no Instagram. Também vimos uma enorme quantidade de pessoas passando a comprar mais e mais online e jovens buscando recomendações de seus criadores favoritos sobre o que comprar".

O executivo ressaltou a importância da mudança: "Estas mudanças foram consideradas com muito cuidado - faz bastante tempo que não atualizamos a tela inicial do Instagram de maneira tão significativa. Mas a forma como as pessoas criam e consomem a cultura mudou, e o maior risco para o Instagram não é mudarmos muito rapidamente, mas não mudarmos e nos tornarmos irrelevantes". 

Em entrevista ao canal americano de TV CNBC nesta quinta, Mosseri afirmou que o Reels terá anúncios um dia. Segundo ele, o negócio de publicidade ainda não foi incluído no Reels porque a empresa está trabalhando para garantir que o formato seja atraente tanto para consumidores quanto para criadores.

 

    Tags:

  • Instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Mais lidas

  • 1.T-Cross e Renegade para PCD têm vendas suspensas
  • 2.Honda Civic pode deixar de ser produzido no Brasil em 2022
  • 3.Novo Nissan Note antecipa motor híbrido do Kicks
  • 4.Citroën registra sedã do C3 no Brasil para rivalizar com Onix Plus e Virtus
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2022|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente