O Instagram promoveu mudanças importantes na sua interface nesta quinta, 12. O aplicativo ganhou duas novas seções na aba fixa localizada na parte inferior. Entram o Reels e o Loja e perdem espaço a seção de curtidas (representada pelo ícone do coração) e o botão de postagem (que usa o sinal '+'), duas das mais antigas e conhecidas do aplicativo.
A mudança sinaliza duas apostas altas na estratégia da companhia: promover mais acessos aos Reels, que tenta fazer frente ao TikTok, e aumentar o poder comercial da plataforma. Anteriormente, para acessar o Reels, o usuário deveria ir o próprio perfil e encontrar um botão logo acima de sua galeria de fotos. Outra opção era encontrar aleatoriamente vídeo do Reels na aba Explorar. Já o botão de Loja ficava numa barra dentro da Aba Explorar.
Os botões que perderam espaço na barra fixa, porém, continuam acessíveis na aba Home. Tanto o coração quanto o '+' agora estão na barra superior, ao lado do botão de mensagens privadas.
"Estamos vendo as mudanças no comportamento da nossa comunidade acontecerem mais rapidamente, inclusive na forma como usam o Instagram e se conectam com o mundo", afirmou Adam Mosseri, presidente do Instagram, em comunicado. "Este ano, com a pandemia e grande parte do mundo permanecendo em casa, vimos uma explosão em vídeos curtos e divertidos no Instagram. Também vimos uma enorme quantidade de pessoas passando a comprar mais e mais online e jovens buscando recomendações de seus criadores favoritos sobre o que comprar".
O executivo ressaltou a importância da mudança: "Estas mudanças foram consideradas com muito cuidado - faz bastante tempo que não atualizamos a tela inicial do Instagram de maneira tão significativa. Mas a forma como as pessoas criam e consomem a cultura mudou, e o maior risco para o Instagram não é mudarmos muito rapidamente, mas não mudarmos e nos tornarmos irrelevantes".
Em entrevista ao canal americano de TV CNBC nesta quinta, Mosseri afirmou que o Reels terá anúncios um dia. Segundo ele, o negócio de publicidade ainda não foi incluído no Reels porque a empresa está trabalhando para garantir que o formato seja atraente tanto para consumidores quanto para criadores.