Novo recurso do Messenger Kids permite que pais delimitem uso de app

Facebook anunciou função 'soneca' que permite aos pais bloquearem funcionamento de aplicativo de mensagens

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Messenger Kids é o aplicativo de conversas para crianças do Facebook Foto: Facebook

O aplicativo de bate-papo do Facebook para crianças de seis a 12 anos, o Messenger Kids, terá modo “soneca” informou o site de tecnologia The Verge. A novidade é visto como uma nova forma dos pais terem controle do serviço e determinar quanto tempo a criança pode usar o app.

PUBLICIDADE

A novidade permitirá os pais definirem os horários que o aplicativo pode ou não ser usado pela criança. O modo soneca é definido no painel de controle dos pais que também podem pré-programar horários específicos para a suspensão do aplicativo como, por exemplo, à noite ou na hora do dever de casa.

Quando o modo de suspensão está ativado, as crianças não recebem notificações, não podem brincar com a câmera do aplicativo e não conseguem enviar ou receber mensagens. Se eles tentarem abrir o aplicativo, uma mensagem informará que o app está no modo soneca e pede para tentar novamente mais tarde.

O Facebook disse que se esforçou muito para garantir que o aplicativo seja seguro para crianças e esteja em conformidade com a Lei de Proteção e Privacidade On-line para Crianças, ou COPPA. “Não há anúncios no Messenger Kids e as informações do seu filho não são usadas para anúncios. É gratuito para download e não há compras no aplicativo”, escreveu o Facebook em um post no blog.

Problemas. O Messenger Kids tem sido controverso desde o seu lançamento em dezembro, com mais de 100 especialistas em desenvolvimento infantil, grupos de defesa da saúde, educadores e pais pedindo que o serviço seja desativado.

Para funcionar, o aplicativo não requer uma conta no Facebook e atrai as crianças com ferramentas como vídeo, filtros coloridos e divertidos, além dos GIFs.

O Messenger Kids já permitia o controle da lista de contatos da criança. Além disso, as mensagens enviadas pelo aplicativo não podem ser ocultadas nem deletadas.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.