Pesquisadores criam rabo robótico para manter idoso de pé

O dispositivo ajuda no equilíbrio e funciona como um pêndulo; o rabo robótico se move em oito direções

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Pesquisadores japonesesbuscammaneiras de manter os idosos móveis e produtivos Foto: Wilton Junior/AE

Uma equipe de pesquisa da Universidade Keio, no Japão, construiu um rabo robótico para ajudar pessoas idosas a se manterem de pé. Batizado de Arque, o dispositivo cinza tem cerca de um metro e imita rabos como o do guepardo e de outros animais que os usam para manter o equilíbrio quando correm e escalam.

O aparelho usa quatro músculos artificiais e ar comprimido para se mover em oito direções. “O rabo mantém o equilíbrio como um pêndulo”, explicou Junichi Nabeshima, estudante de pós-graduação e pesquisador da universidade, mostrando o rabo robótico preso à sua cintura por uma espécie de cinto de segurança. “Quando um humano inclina o corpo para um lado, o rabo se move na direção oposta”, disse.

O rabo robótico ainda está sendo aperfeiçoado em laboratório Foto: YouTube

PUBLICIDADE

O Japão, cuja população está envelhecendo, lidera o mundo industrial na busca de maneiras de manter os idosos móveis e produtivos.

Enquanto outras nações se voltaram à mão de obra imigrante para reabastecer uma força de trabalho declinante, o Japão vem se dedicando a uma solução tecnológica.

Por enquanto, o rabo robótico existe apenas em laboratório. Os pesquisadores ainda estão procurando maneiras de torná-lo mais flexível.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.