Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Porta dos Fundos e Kondzilla estrelam primeiras produções do YouTube Space no Rio

Estúdios construídos no Porto Maravilha, no Rio, começaram a ser usados na semana passada por canais selecionados, antes de inauguração oficial

08/08/2017 | 05h00

  •      

 Por Claudia Tozetto - ENVIADA ESPECIAL AO RIO DE JANEIRO*

"No YouTube Space, poderemos encontrar youtubers de outros Estados brasileiros e colaborar com eles", dizem os integrantes do canal 'Castro Brothers'

Claudia Tozetto/Estadão

"No YouTube Space, poderemos encontrar youtubers de outros Estados brasileiros e colaborar com eles", dizem os integrantes do canal 'Castro Brothers'

Leia mais

  • Com YouTube Space no Rio, Google quer profissionalizar youtubers
  • Com 'Cobra Kai', YouTube Red briga com Amazon e Netflix
  • Por que algumas estrelas de vídeo da web estão preferindo o Facebook ao YouTube

Numa noite qualquer, uma turma de cariocas tomava uma cerveja gelada num botequim das ruas do bairro da Lapa, mas é brutalmente surpreendida por um grupo de alienígenas. Em vez de medo, porém, os humanos incentivaram os extraterrestres a invadir a Terra e, quem sabe, construir uma creche ou um hospital no Rio. Parece loucura, mas esse é o enredo do último vídeo da produtora carioca Porta dos Fundos, publicado nesta segunda-feira, 7, no YouTube. O vídeo foi gravado na semana passada em um dos estúdios do novo YouTube Space, na região do Porto Maravilha, no Rio, antes mesmo da inauguração oficial.

O Porta dos Fundos, que tem mais de 13 milhões de inscritos, não foi o único a ser convidado a estrear o novo espaço. Além deles, outros youtubers de peso, como a produtora musical Kondzilla, usaram o espaço antes da abertura. O videoclipe de um dos artistas da produtora -- que ostenta quase 17 milhões de inscritos no site -- deve ser publicado no canal homônimo no em breve. Outro canal carioca, o Castro Brothers, também teve a chance de gravar dois vídeos no espaço -- o canal tem mais de 1,7 milhão de inscritos. Os quadros de humor que começam a ir ao ar na próxima segunda-feira, 14.

O vídeo do Porta, por exemplo, foi gravado no maior dos três estúdios, que reproduz o bairro da Lapa. Distribuídos em uma rua de paralelepípedos, há bares, lojas de discos e até mesmo uma reprodução, em menor escala, dos famosos Arcos da Lapa, considerados a maior obra arquitetônica feita no Brasil no período colonial. “São várias opções dentro de um mesmo cenário”, disse ao Estado o gerente de programas do YouTube, Otávio Albuquerque. “É possível fazer vários vídeos, de canais diferentes, parecerem diferentes.”

Apesar disso, Albuquerque sabe que o cenário da Lapa pode “cansar” os youtubers logo. Segundo ele, o Google já conta com essa possibilidade e está preparado para transformar o cenário, se essa for a demanda dos criadores de conteúdo. “É muito dinheiro”, diz ele, “mas essa é uma das vantagens de ter o apoio do Google.” Partes pequenas do estúdio podem ser movidas para outras áreas do espaço, se assim os youtubers pedirem, já que o estúdio foi construído de maneira modular.

Outro estúdio que compõe o Space também possui opções de fundo, móveis e objetos de decoração que podem ser combinados pelo youtuber para formar diferentes cenários. “Em São Paulo, o estúdio é pequeno e aprendemos a achar formas de usar o espaço de diferentes maneiras”, disse Lance Podell, diretor global do YouTube Space. “Trouxemos essa mesma ideia de modularidade ao construir esse novo espaço no Rio.” Há também um terceiro estúdio, com fundo de chroma key, que permite projetar imagens no fundo. Outros ambientes do espaço, como a área central, os camarins e a recepção, também foram pensados para funcionar como cenários alternativos para vídeos.

Ponto de encontro. Para os youtubers, mais do que um espaço em que eles podem ter acesso a tecnologias e estúdios modernos, o YouTube Space no Rio tem potencial para se tornar um ponto de encontro entre criadores de vídeos de todo o Brasil. “Muitas vezes não conseguimos acompanhar os vídeos de canais menores”, disse o comediante Marcos Castro, do Castro Brothers. “Aqui, nós poderemos encontrar youtubers de outros Estados brasileiros e colaborar com eles.” A colaboração entre youtubers tem crescido no País e tem ajudado os criadores de conteúdo a aumentar sua audiência e número de inscritos.

A equipe do YouTube Space já começou a visitar algumas cidades para apresentar o espaço a criadores de vídeo locais e identificar canais com potencial para usar o espaço. Entre as cidades que foram visitadas nos últimos meses estão Belo Horizonte, em Minas Gerais, Curitiba, no Paraná e Salvador, na Bahia. São Paulo, onde já existe um YouTube Space menor em parceria com o Instituto Criar, deve ser a próxima cidade onde a equipe deve apresentar o espaço do Rio aos youtubers.

Além disso, como o Space do Rio faz parte de uma rede global do Google, que têm espaços semelhantes em cidades como Los Angeles e Tóquio, é possível que, no futuro, aconteçam também colaborações internacionais. “Não é nosso objetivo principal, mas a troca de experiências entre youtubers de vários países é certamente possível”, diz Podell.

*A jornalista viajou a convite do Google

Veja como é o novo YouTube Space no Rio de Janeiro

  •      
YouTube Space

Foto: Fábio Motta/Estadão

Em um espaço de mais de 3 mil metros quadrados no Porto Maravilha, região portuária do Rio de Janeiro, o Google ergueu uma nova “casa” para os youtubers brasileiros.

Dimensões

Foto: Fábio Motta/Estadão

O espaço do Rio de Janeiro é o segundo maior YouTube Space do mundo, perdendo apenas para a unidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Profissionalização

Foto: Fábio Motta/Estadão

A criação do espaço mostra a preocupação do Google em profissionalizar os criadores brasileiros de vídeos – um passo essencial para o avanço dos negócios do YouTube no Brasil.

Potencial

Foto: Fábio Motta/Estadão

Segundo Lance Podell, diretor global do YouTube Spaces, “os youtubers estão sempre famintos para aprender a melhorar seus vídeos”. 

Potencial

Foto: Fábio Motta/Estadão

Com o novo espaço do Rio de Janeiro, a empresa espera conseguir ajudar os criadores de conteúdo locais a explorarem seus potenciais. 

Estúdios

Foto: Fábio Motta/Estadão

No novo YouTube Space, os youtubers poderão usar três estúdios profissionais para a gravação de vídeos. 

Estúdios

Foto: Fábio Motta/Estadão

O maior estúdio do local tem 171 metros quadrados e é um cenário do boêmio bairro da Lapa, que pode ser usado pelos youtubers selecionados.

Equipamento

Foto: Fábio Motta/Estadão

Para as gravações, estão disponíveis vários recursos, como chroma key e câmeras que filmam em resolução Ultra HD ou 4K.

Salas de treinamento

Foto: Fábio Motta/Estadão

O espaço também tem salas de treinamento, onde serão ministradas aulas de iluminação e até workshops sobre merchandising.

Salas de treinamento

Foto: Fábio Motta/Estadão

A ideia é que os produtores de conteúdo aprendam técnicas para aprimorar os vídeos que fazem sozinhos, muitas vezes de casa.

Salas de treinamento

Foto: Fábio Motta/Estadão

Com o espaço, os consultores terão a capacidade de atender muito mais youtubers simultaneamente, segundo Vitor Knijnik, sócio da Rede Snack, uma das principais redes de youtubers no País. “O novo espaço faz jus ao tamanho da comunidade do YouTube no Brasil.”

Estrutura

Foto: Fábio Motta/Estadão

A ideia do YouTube Space Rio é oferecer uma estrutura profissional para ajudar os youtubers a crescerem e engajarem mais público.

Tempo

Foto: Fábio Motta/Estadão

Diariamente, mais de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidas no site. Os brasileiros só ficam atrás dos americanos quando o assunto é tempo gasto no YouTube.

Confraternização

Foto: Fábio Motta/Estadão

Além dos estúdios, o YouTube Spaces oferece uma série de espaços de convivência para os produtores de conteúdo utilizarem.

Cafeteria

Foto: Fábio Motta/Estadão

Além dos estúdios, o espaço oferece cafés e espaços para relaxar.

Cafeteria

Foto: Fábio Motta/Estadão

No espaço, os produtores de conteúdo poderão trocar experiências e fazer contatos.

Brasil

Foto: Fábio Motta/Estadão

O Space do Rio é o segundo espaço do tipo inaugurado pelo YouTube no Brasil – o primeiro foi aberto em outubro de 2014 na região do Bom Retiro, centro de São Paulo. 

Espaço

Foto: Fábio Motta/Estadão

No estúdio de São Paulo, que é menor que o novo espaço do Rio, passam 3 mil pessoas por trimestre, segundo o Google.

Brasil

Foto: Fábio Motta/Estadão

De acordo com o diretor global do YouTube Spaces, a experiência em São Paulo ajudou a equipe a entender as necessidades dos youtubers brasileiros.

Mundo

Foto: Fábio Motta/Estadão

Segundo a empresa, os nove YouTube Spaces no mundo já facilitaram a produção de mais de 12 mil vídeos desde 2012.

    Tags:

  • Porta dos Fundos
  • Google

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
  • Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
  • Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
  • Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento

Mais lidas

  • 1.O Terça Livre é só o começo
  • 2.Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
  • 3.Neuralink, de Elon Musk, fez macaco jogar videogame com chip no cérebro
  • 4.De olho no setor industrial, Peerdustry recebe aporte de R$ 3 milhões
  • 5.LG anuncia estilo de vida mais inteligente
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente