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Robô 'cestinha' vira celebridade no basquete de Tóquio com arremessos perfeitos

O CUE5, desenvolvido pela Toyota, é capaz de fazer cestas calculadas até do meio da quadra por meio de inteligência artificial

27/07/2021 | 13h47

  •      

 Por Redação Link - O Estado de S. Paulo

O CUE5 utiliza inteligência artificial para entender a distância, posição e força de arremesso para acertar as cestas

Thomas Coex/AFP

O CUE5 utiliza inteligência artificial para entender a distância, posição e força de arremesso para acertar as cestas

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 A seleção japonesa de basquete ganhou um reforço nas Olimpíadas de Tóquio 2020 para somar aos talentos de Rui Hachimura, principal nome do time. Isso porque o novo atleta é literalmente uma máquina: o robô cestinha CUE5 ganhou os holofotes na última semana por reproduzir lançamentos calculados e acertar cestas consideradas difíceis por jogadores da modalidade. 

O robô, claro, não entra em quadra nas partidas oficiais, mas faz a sua aparição nos intervalos dos jogos, sempre lançando bolas de três pontos planejadas para acertar a cesta. Com a camisa 95, o robô é uma criação da Toyota e é uma evolução de um modelo já existente e testado em 2019: o CUE3. O modelo foi apresentado na época como um protótipo desenvolvido para atuar especialmente nas Olimpíadas, podendo também, além de dar um show na quadra, recepcionar atletas e visitantes nos ginásios. 

I, for one, would like to welcome our new basketball robot overlords. #Olympics

pic.twitter.com/ioZTuqse0i

— Tyler Roney (@TylerJRoney) July 25, 2021

Com dois metros de altura e mais de 90kg, o robô acertou — inclusive do meio da quadra — 11 dos 21 "chutes" que tentou fora da área do garrafão. A exibição foi na partida entre Estados Unidos e França, em que a equipe de Gregg Popovich perdeu de 83  a 76 para os franceses.

O CUE5 utiliza inteligência artificial para entender a distância, posição e força de arremesso para acertar as cestas e já teve modelos anteriores recordistas em lançamentos pelo Guinness Book. A versão Olímpica, porém, mira, por enquanto, em fazer sucesso na quadra e animar jogadores e equipes técnicas no ginásio — o público foi proibido durante os Jogos no Japão.

 

 

    Tags:

  • Estados Unidos [América do Norte]
  • Rui Hachimura
  • Toyota
  • basquete
  • inteligência artificial
  • robô
  • Olimpíada 2020 Tóquio

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