Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Twitter rompe com tradição e vai testar mensagem com 280 caracteres

Limite clássico de 140 caracteres será dobrado; empresa espera conseguir voltar a crescer ao fazer 'mais pessoas se sentirem confortáveis para tuitar'

26/09/2017 | 18h06

  •      

 Por Bruno Capelas - O Estado de S. Paulo

Twitter abandona os 140 caracteres originais. Rede passa a testar um limite de 280. 

Kacper Pempel/Reuters

Twitter abandona os 140 caracteres originais. Rede passa a testar um limite de 280. 

Leia mais

  • Número de usuários do Twitter fica estagnado no 2º trimestre

O Twitter anunciou na tarde desta terça-feira, 26, que vai romper com uma de suas principais tradições: a de limitar as mensagens de seus usuários a apenas 140 caracteres.

Em um texto publicado no blog da empresa, o Twitter disse que vai começar a testar mensagens capazes de receber até 280 caracteres, abrindo espaço "para a emoção e os pensamentos dos usuários". Segundo o texto, não ter que espremer ideias dentro de 140 caracteres vai fazer "mais pessoas se sentirem confortáveis para tuitar". 

Por enquanto, apenas alguns perfis poderão enviar mensagens com a quantidade dobrada de caracteres. Um desses usuários selecionados é o presidente-executivo da companhia, Jack Dorsey. Utilizando todos os 280 caracteres que ele tem direito, o executivo se disse orgulhoso da mudança. 

This is a small change, but a big move for us. 140 was an arbitrary choice based on the 160 character SMS limit. Proud of how thoughtful the team has been in solving a real problem people have when trying to tweet. And at the same time maintaining our brevity, speed, and essence! https://t.co/TuHj51MsTu

— jack (@jack) 26 de setembro de 2017

"Essa é uma pequena mudança, mas é uma grande novidade para nós. Os 140 caracteres foram uma escolha arbitrária, baseado nos 160 caracteres que limitam qualquer mensagem de texto. Estou orgulhoso sobre como nosso time tentou resolver um problema real que as pessoas têm ao tuitar, ao mesmo tempo que mantiveram nossa brevidade, velocidade e essência", declarou o presidente executivo Jack Dorsey, em sua própria conta na rede social. 

Hoje, aos 11 anos de idade, um dos principais problemas da empresa é justamente o crescimento de usuários, que está estagnado em 328 milhões de pessoas ativas todo mês. Nos últimos dois anos, a empresa ganhou apenas 24 milhões de usuários, perdendo relevância e espaço para rivais como o Instagram, que chegou a 800 milhões de pessoas nessa semana.

Imagem mostra como será exibido um tweet de 280 caracteres no feed de publicações do Twitter

Twitter

Imagem mostra como será exibido um tweet de 280 caracteres no feed de publicações do Twitter

A mudança para expandir o tamanho dos tuítes é uma medida drástica tomada pela empresa, mas que tem antecedentes: nos últimos dois anos, após o retorno do cofundador Jack Dorsey ao cargo de presidente executivo em outubro de 2015, a empresa parou de contar os caracteres de links e imagens dentro dos tuítes, bem como o nome de outros usuários, para dar mais "espaço" aos seus usuários. 

As novidades provocaram a ira dos usuários, em críticas que foram rebatidas por Dorsey, dizendo que o limite de 140 caracteres era para sempre. Agora, a empresa se prepara para as críticas. "Entendemos que muitos de vocês que estão tuitando há anos têm ligação emocional com 140 caracteres", disse a empresa. "Mas tentamos isso, vimos seu novo poder e acreditamos nesse novo, ainda breve, limite." 

Para Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), a rede social está testando novos formatos para não perder seu nicho – o domínio sobre publicação de textos curtos na internet. "Hoje, ferramentas como os Cards do Facebook e o Stories do Instagram permitem isso. A diferença é que só no Twitter você vê notícias", diz Steibel. "Acredito que as pessoas continuarão sendo diretas, mas o Twitter está experimentando para manter sua exclusividade". 

Os 14 fatos mais importantes da história do Twitter

  •      
Primeiro tweet

Foto: Reprodução

Em 21 de março de 2006, o atual presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey, publicou a primeira mensagem por meio do serviço. O Twitter foi criado por Dorsey, em conjunto com os desenvolvedores Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. 

Prêmio na SXSW

Foto: Divulgação

O ponto de inflexão para a popularidade do Twitter aconteceu em março de 2007, durante South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de economia criativa do mundo. Nesse período, o uso da rede social aumentou de 20 mil mensagens por dia para 60 mil tuítes por dia. A rede social ainda levou o prêmio da SXSW na categoria blog.

Hashtag

Foto: Reprodução

Em agosto de 2007, o marcador (#), conhecido como hashtag, estreou na rede social. A ideia foi proposta pelo usuário Chris Messina, que sugeriu o uso do símbolo para agregar mensagens em torno de um único tema.

Tweets promovidos

Foto: Divulgação

Ao longo de 2010, o Twitter lançou uma série de recursos para monetizar a plataforma. Eles permitem aos anunciantes promover um tuíte, um assunto ou uma conta, que podem ser acessados por qualquer usuário.

TweetDeck

Foto: Tetue/Flickr

O agregador de mídias sociais TweetDeck, que auxilia a gerenciar e publicar tuítes e mensagens em outras redes sociais, foi adquirido pelo Twitter em maio de 2011, por um valor estimado entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões.

100 milhões de usuários

Foto: Reuters

O Twitter chegou a 100 milhões de usuários ativos por mês no mundo inteiro em setembro de 2011.

Vine

Foto: NYT

O serviço de compartilhamento de vídeos curtos de até 6 segundos Vine foi criado em junho de 2012. A startup foi comprada pelo Twitter em outubro do mesmo ano, já sinalizando o interesse da rede social em abrigar cada vez mais vídeos.

200 milhões de usuários

Foto: Reuters

Após pouco mais de um ano, a rede social dobrou o número de usuário ativos por mês no mundo, chegando a 200 milhões em dezembro de 2012. 

Abertura de capital

Foto: Reuters

No dia 7 de novembro de 2013, o Twitter abriu capital na Bolsa de Nova York. Durante o pregão, o valor da ação passou de US$ 26 para US$ 44,90, o que avaliou a empresa em cerca de US$ 31 bilhões. 

Emojis

Foto: Reprodução

Emojis de vassoura, saleiro e cupcake podem integrar a lista de emojis.

Periscope

Foto: Divulgação

A rede social lançou em março de 2015 o aplicativo Periscope, que permite a transmissão de vídeos ao vivo através de dispostivos móveis. Junto com o Vine, o Periscope se tornou uma das principais apostas para alavancar a audiência do Twitter.

320 milhões de usuários

Foto: Reuters

A rede social começou a apresentar crescimento do número de usuários mais lento do que o esperado, o que derrubou as ações da empresa. Desde outrubro de 2015, o Twitter não divulga a quantidade de usuários ativos por mês que, na época, ficou estacionada na marca de 320 milhões.

Moments

Foto: Divulgação

A rede social não é tão intuitiva para novos usuários, o que tem impedido seu crescimento. Para atrair uma nova audiência, em outubro de 2015, o Twitter anunciou o recurso Momentos, que possibilita que qualquer pessoa acompanhe os conteúdos mais relevantes do momento, sem ter que seguir outros usuários.

    Tags:

  • Twitter

Cupons Estadão

PUBLICIDADE
  • Cupom Americanas

    Até 10% de desconto em Smartphones!

  • Descontos Submarino

    Notebooks com até 25% de desconto!

  • Cupom de desconto Carrefour

    15% de desconto em todo o site. Aproveite.

Mais lidas

  • 1.Tudo o que você precisa saber sobre o evento de lançamentos da Samsung
  • 2.Primeiro smartphone dobrável da Samsung, Galaxy Fold custará US$ 2 mil
  • 3.Dona do Fortnite deixa de anunciar no YouTube após polêmica com comentários pedófilos
  • 4.Os 20 maiores canais brasileiros no YouTube
  • 5.25 youtubers brasileiras para conhecer e acompanhar
  • Portal do Assinante
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2019|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Google
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente