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Twitter rompe com tradição e vai testar mensagem com 280 caracteres

Limite clássico de 140 caracteres será dobrado; empresa espera conseguir voltar a crescer ao fazer 'mais pessoas se sentirem confortáveis para tuitar'

Por Bruno Capelas
Atualização:
Twitter abandona os 140 caracteres originais. Rede passa a testar um limite de 280. Foto: Kacper Pempel/Reuters

O Twitter anunciou na tarde desta terça-feira, 26, que vai romper com uma de suas principais tradições: a de limitar as mensagens de seus usuários a apenas 140 caracteres.

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Em um texto publicado no blog da empresa, o Twitter disse que vai começar a testar mensagens capazes de receber até 280 caracteres, abrindo espaço "para a emoção e os pensamentos dos usuários". Segundo o texto, não ter que espremer ideias dentro de 140 caracteres vai fazer "mais pessoas se sentirem confortáveis para tuitar". 

Por enquanto, apenas alguns perfis poderão enviar mensagens com a quantidade dobrada de caracteres. Um desses usuários selecionados é o presidente-executivo da companhia, Jack Dorsey. Utilizando todos os 280 caracteres que ele tem direito, o executivo se disse orgulhoso da mudança. 

"Essa é uma pequena mudança, mas é uma grande novidade para nós. Os 140 caracteres foram uma escolha arbitrária, baseado nos 160 caracteres que limitam qualquer mensagem de texto. Estou orgulhoso sobre como nosso time tentou resolver um problema real que as pessoas têm ao tuitar, ao mesmo tempo que mantiveram nossa brevidade, velocidade e essência", declarou o presidente executivo Jack Dorsey, em sua própria conta na rede social. 

Hoje, aos 11 anos de idade, um dos principais problemas da empresa é justamente o crescimento de usuários, que está estagnado em 328 milhões de pessoas ativas todo mês. Nos últimos dois anos, a empresa ganhou apenas 24 milhões de usuários, perdendo relevância e espaço para rivais como o Instagram, que chegou a 800 milhões de pessoas nessa semana.

Imagem mostra como será exibido um tweet de 280 caracteres no feed de publicações do Twitter Foto: Twitter

A mudança para expandir o tamanho dos tuítes é uma medida drástica tomada pela empresa, mas que tem antecedentes: nos últimos dois anos, após o retorno do cofundador Jack Dorsey ao cargo de presidente executivo em outubro de 2015, a empresa parou de contar os caracteres de links e imagens dentro dos tuítes, bem como o nome de outros usuários, para dar mais "espaço" aos seus usuários. 

As novidades provocaram a ira dos usuários, em críticas que foram rebatidas por Dorsey, dizendo que o limite de 140 caracteres era para sempre. Agora, a empresa se prepara para as críticas. "Entendemos que muitos de vocês que estão tuitando há anos têm ligação emocional com 140 caracteres", disse a empresa. "Mas tentamos isso, vimos seu novo poder e acreditamos nesse novo, ainda breve, limite." 

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Para Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), a rede social está testando novos formatos para não perder seu nicho – o domínio sobre publicação de textos curtos na internet. "Hoje, ferramentas como os Cards do Facebook e o Stories do Instagram permitem isso. A diferença é que só no Twitter você vê notícias", diz Steibel. "Acredito que as pessoas continuarão sendo diretas, mas o Twitter está experimentando para manter sua exclusividade". 

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