Vendas de celulares caem 3,7% no Brasil no 1º semestre de 2018

Levantamento mostra que foram vendidos 24 milhões aparelhos nos primeiros seis meses do ano, cerca de 1 milhão a menos que o mesmo período do ano passado

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Por Redação Link
Atualização:
Brasileiros estão comprando menos celular e optando por modelos de preço intermediário, diz IDC Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Os brasileiros estão comprando menos celulares este ano que em 2017 e, quando decidem comprar, optam por modelos intermediários de até R$ 1099. É o que mostra a pesquisa feita pela International Data Corporation (IDC Brasil), divulgada nesta terça-feira, 18, que aponta a queda de 3,7% na venda dos celulares nos primeiro seis meses, em relação ao mesmo período do ano passado.

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Nos primeiros seis meses deste ano foram vendidos 24 milhões aparelhos contra 25 milhões no ano passado. A principal queda aconteceu no segundo trimestre do ano, quando o mercado de celulares caiu 5,5% em relação ao mesmo período em 2017. O primeiro trimestre também foi pior que o ano passado, 1,8% menos venda.

Nos primeiros três meses, dos 12 milhões de celulares vendidos 11,3 milhões eram smartphones. Boa parte deles com valores entre R$ 700 e R$ 1.099. A receita deste setor nos primeiros três anos foi de R$ 13,5 milhões, um aumento de 4% em comparação com o primeiro trimestre de 2017.

Em igual período foram vendidos 701 mil celulares de modelos mais simples, chamados de feature phones, o número é menor que os 891 mil registrados no mesmo trimestre de 2017. O valor médio gasto nos feature phones cresceu 2,7% e agora custa R$ 113.

De abril a junho. Já no segundo trimestre, o mercado faturou R$ 14 milhões, 5% a mais do que o mesmo período no ano passado. O aumento tem como base o aumento do ticket médio dos smartphones que ficou 11% mais caro que o registrado no ano anterior.

Apesar disso, as vendas no período não foram tão boas quanto o esperado. A IDC lembra que as vendas do Dia das Mães não bateram a meta esperada pelo varejo, que ainda sofreu com a greve dos caminhoneiros e com o efeito Copa do Mundo.

Nesse período, os modelos de feature phones também tiveram venda fraca: foram vendidos 635 mil aparelhos, 10,5% menos que o mesmo período do ano anterior. O ticket médio, no entanto, aumentou 19%, impulsionado pela alta do dólar, e passou a valer R$ 139.

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Para Renato Meirelles, analista de mercado em celulares e dispositivos do IDC Brasil, as quedas indicam um amadurecimento dos brasileiros. “O cenário mostra que o consumidor está mais exigente, mas também mais consciente”, diz o especialista.

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