Demissão, sem justa causa, por aplicativos tem rendido dor de cabeça para as empresas
O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, enfrentou instabilidade na tarde desta quarta-feira, 17. Usuários do aplicativo usaram as redes sociais, como Facebook e Twitter, para reclamar que não conseguiam enviar e receber mensagens por meio do aplicativo. Em alguns casos, as mensagens eram enviadas, mas não eram entregues ao destinatário. O problema não foi localizado apenas no Brasil, já que pessoas reportaram o problema em diversos países.
Procurado pelo Estado, o WhatsApp confirmou que passou por problemas técnicos. “Hoje, usuários do WhatsApp em algumas partes do mundo tiveram problemas em acessar o WhatsApp por cerca de meia hora. A questão já foi solucionada por nós e nos desculpamos pela inconveniência”, afirmou a empresa, em comunicado.
É a segunda vez, só em maio, que o WhatsApp enfrenta problemas. Na semana passada, o aplicativo ficou fora do ar por mais de duas horas, impedindo que usuários trocassem mensagens. Na ocasião, o WhatsApp não divulgou a causa do problema.
Confira, abaixo, algumas das reações à instabilidade do WhatsApp no Twitter:
10 dicas e truques essenciais para tirar o máximo do WhatsApp
O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp tem mais de 1,2 bilhão de usuários em todo mundo e só uma parcela deles conhece todos os recursos do serviço. Conheça, a seguir, a seleção do Link das melhores dicas para usar o WhatsApp
Você pode usar fontes em negrito e itálico e também riscar as suas mensagens. Para usar o negrito, coloque o conteúdo com três acentos graves, assim: '''conversa'''. Já para o itálico, use asteriscos: *conteúdo*. Se você quiser riscar o que digitou, é só colocar o conteúdo entre dois ~, assim: ~conversa~
Para esconder um contato esporádico ou não mandar um conteúdo por engano, é possível arquivar a mensagem. Para isso, abra a página inicial pressione o contato. Irá aparecer um ícone com o símbolo de um arquivo. Clique nele que a mensagem estará armazenada. Para acessá-la novamente, é só ir no final de suas conversas que aparecerá o item “Conversas arquivadas”.
O WhatsApp também permite que o usuário compartilhe fotos, vídeos e GIFs animados que desaparecem após 24 horas para os contatos salvos na agenda. Para fazer um novo post, vá até a tela de Status e toque no ícone verde. Você também pode alterar a privacidade dos itens que compartilhou, para escolher quem pode vê-los. Para isso clique em Status, depois em Menu e, então, em Privacidade do status.
Mudar o número de telefone permite migrar os dados da sua conta, seus grupos e suas configurações para um novo aparelho. Vá em Configurações, depois Conta e, por fim, Mudar o número. Insira o seu número antigo no campo superior. Depois, coloque o novo número no campo inferior e toque em Concluído, no topo da tela. O aplicativo vai verificar o seu número de telefone por SMS.
Abra as configurações de seu WhatsApp, acesse as opções de notificação e desative o botão “Mostrar Pré-visualização”. O Android também possui uma opção parecida de visualização parcial na tela de bloqueio do aparelho. No entanto, para ser desativada, devem ser desativadas todas as notificações. Você também pode buscar nas configurações do sistema Android a opção Ocultar conteúdo das notificações.
Para impedir outros usuários de saber a hora em que você entrou no WhatsApp pela última vez, percorra o seguinte caminho. Acesse Configurações, depois Conta, Privacidade e, então, Visto por último. Aqui aparecem três opções: “Todos”, “Meus Contatos” e “Ninguém”. Selecione a opção que mais se encaixa à sua preferência.
Acesse as configurações de seu aplicativo e depois entre em Conta, depois em Privacidade e em Confirmações de Leitura. Ao desabilitar a função, outros usuários não serão notificados de que as mensagens foram lidas, mas você também não poderá ver a confirmação de leitura de suas mensagens enviadas.
É possível também desativar o armazenamento automático de mídia no aparelho. No iOS, é preciso acessar Ajustes e depois Ajustes de Conversa. Desligue o botão Salvar Mídia Recebida. No Android, entre em Configurações, depois em Conversas e em Uso de dados. Será possível escolher qual a rede utilizada para os downloads (Wi-Fi ou dados) e quais tipos de mídia devem ou não ser baixadas na seção Download Automático. Nessa opção, selecione também quais mídias podem ser baixadas em roaming e reduza o volume de dados das chamadas.
Acesse os backups com aplicativos que gerenciam arquivos no próprio smartphone ou no computador. Basta acessar WhatsApp, depois Databases e arquivos iniciativos em “msgstore-...”. Para mudar a periodicidade de armazenamento de backups de suas conversas, acesse o menu de Configurações, depois Conversas e Backup de Conversas.
Além da versão para a conversas pelo navegador, o Whatsapp também desenvolveu um aplicativo para computadores com sistema Mac ou Windows. Você pode instalar o recurso em seu computador no endereço (https://www.whatsapp.com/download/). Para funcionar, o app do serviço também deve estar instalado em seu celular.