Aplicativo é utilizado por 1 bilhão de pessoas ao redor do globo
O WhatsApp liberou nesta segunda-feira, 14, um novo recurso de chamadas em vídeo. Em teste desde o final de outubro, a função já está disponível para aparelhos com sistemas operacionais Android, iOS e também para o Windows Phone.
Segundo a assessoria do WhatsApp no Brasil, a atualização pode demorar alguns dias para chegar a todos os usuários brasileiros.
Para usar as chamadas de vídeo, o sistema será bastante parecido com o atualmente utilizado com as chamadas de voz. Para começar uma chamada, basta acessar a tela de mensagens com o seu contato específico e clicar no símbolo do telefone – na sequência, um menu será aberto pedindo para o usuário escolher entre chamada de voz ou de vídeo. O sistema é parecido com o Skype e o Duo, do Google.
Utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas, o WhatsApp já havia começado a realizar testes de vídeo no início do ano, mas durante um curto espaço de tempo.
7 aplicativos para compartilhar vídeos com os amigos
Depois de o Twitter anunciar o fim do Vine, o Facebook divulga um novo aplicativo de vídeos e demonstra que esse formato é o novo foco da rede social, que agora também vai permitir o agendamento de transmissões ao vivo.
Com uma proposta mais semelhante à do falecido Vine o Instagram é ideal para postar vídeos curtos, com filtros que possam deixá-lo mais bonito ou com um ar mais artístico.
O Snapchat possui uma função que ajuda na redução de gastos com dados móveis. O recurso desativa o carregamento automático de histórias enquanto o dispositivo está fora do Wi-Fi. Para ativá-lo, é preciso ir em configurações, clicar em “gerenciar” e ativar o “modo de economia de dados”.
É a plataforma fundamental para esse tipo de conteúdo. Todos os públicos estão congregados no YouTube, que permite que produtores de vídeo façam sucesso com quem se interessa por qualquer assunto.
Plataforma especializada no nicho de transmissões em vídeo de games e partidas online, também é muito utilizada por empresas do setor que pretendem fazer grandes anúncios.
O WeTransfer é o único desses aplicativos que serve para o estrito compartilhamento de vídeo de maneira privada, permitindo o envio de arquivos grandes por e-mail, já que vídeos em geral não costumam caber nos anexos das mensagens.
Além do WhatsApp, outros mensageiros instantâneos como Viber, Telegram e Allo são ideais para enviar vídeos a grupos específicos de conhecidos sem necessariamente publicá-los ou enviar individualmente a cada pessoa.
O aplicativo, que foi vendido para o Facebook por US$ 22 bilhões, aposta em diversificar as formas de comunicação entre seus usuários. Para os brasileiros, um fator que pode ser prejudicial à utilização do recurso de vídeo é a qualidade da internet móvel no país.
O WhatsApp já fez, nos últimos meses, outras atualizações para incrementar a experiência de seus usuários. Além de permitir que as pessoas desenhem em suas fotos, como no Snapchat, o aplicativo também poderá ser utilizado por empresas no contato com seus clientes.
Conheça 9 aplicativos que podem ser alternativas ao WhatsApp
Muito popular por sua tecnologia de encriptação, que protege as mensagens, o Telegram é outra boa ferramenta para quem continuar conversando durante o bloqueio do WhatsApp. Ele está disponível para Android, iPhone, Windows Phone e PC.
Não dá para mandar vídeos, fotos ou mensagens de voz, mas o bom e velho SMS é uma forma simples de trocar mensagens curtas em qualquer celular. O custo do SMS varia de acordo com pacote, mas em geral as tarifas giram em torno de R$ 0,50 por mensagem
Facebook Messenger agora tem versão para crianças: curtiu?
Aplicativo famoso pela grande quantidade de stickers (aqueles emoticons maiores e com movimento). É popular no Japão, mas tem versão brasileira. Faz ligações dentro do app e está disponível para iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry, Nokia Asha e Firefox OS.
O aplicativo do Skype tem as mesmas funções tradicionais da versão para computador, chamadas de vídeo e voz. No celular, Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, Nokia X e Amazon Fire. Também em tablets, TVs e videogames.
Além de mensagens, o Viber tem o diferencial de fazer ligações telefônicas gratuitas de Viber pra Viber. A ligação é feita via conexão na internet (VoIP). Disponível para iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry e Nokia. Também no PC.
Mistura de app de mensagens com rede social. Permite publicação de fotos em um perfil público. Para quem quer conhecer gente nova, tem uma função para descobrir pessoas. Disponível para iPhone, Android, Windows Phone, BlackBerry, Symbian e Nokia.
Quem usou internet nos anos 2000 lembra do ICQ (oh oh!). Em 2014, ele voltou: um diferencial do app é permitir que você conecte suas redes sociais ao ICQ e concentre suas trocas de mensagens. Funciona em Android, iPhone e Windows Phone.
App do Google, o velho Gtalk virou Hangouts. Faz chamadas de vídeo, inclusive em grupo. Funciona dentro do Gmail mas também como aplicativo para celulares Android e iPhone.