Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Ação da Amazon bate marca histórica de US$ 1 mil em Wall Street

Com valorização, empresa conquistou valor de mercado que é o dobro do tradicional varejista Walmart; Amazon tem capital aberto desde 1997

30/05/2017 | 18h46

  •      

 Por Agências - O Estado de S.Paulo

Novo aparelho da Amazon ajuda o usuário a escolher qual roupa vestir.

Reuters

Novo aparelho da Amazon ajuda o usuário a escolher qual roupa vestir.

Leia mais

  • Mesmo após quatro anos no País, Amazon avança com cautela
  • O império da Amazon

A Amazon superou nesta terça-feira, 30, o preço simbólico de US$ 1 mil na bolsa de Nova York. A empresa chegou a estar avaliada em US$ 1.000,04 às 13h45 no horário local (10h45 no horário de Brasília) para uma valor de mercado de US$ 478,05 bilhões; mais que o dobro da Wal-Mart, por exemplo, a maior rede de supermercados do mundo.

A Amazon entrou na Bolsa de Nova York em março de 1997 com um preço de US$ 18 por ação, o que lhe dava um valor de US$ 438 milhões. A consultoria financeira Loup Ventures estima que agora a ação se encaminha para os US$ 2 mil dólares no médio prazo.

O grupo nascido em Seattle, no noroeste dos Estados Unidos, passou em menos de 20 anos de uma simples loja on-line de livros e discos a uma gigante de serviços de informática, vídeos on-line e comércio eletrônico de produtos variados.

Os investidores apostam que o comércio online, que atualmente representa apenas 8% de todas as compras nos Estados Unidos, crescerá velozmente nos próximos anos.

A Amazon é um ator dominante no setor. A empresa de Jeff Bezos é responsável por 43% das compras on-line dos Estados Unidos, segundo estimativas da consultoria Slice Intelligence.

O grupo, que no primeiro trimestre teve um volume de negócios de US$ 35,7 bilhões, está buscando formas de melhorar sua rentabilidade.

28 fatos sobre a história da Amazon

  •      
Fundação

Foto: Reuters

A Amazon foi fundada por Jeff Bezos, em 1994, com a ideia revolucionária de vender livros pela internet. Bezos, na época, era o jovem vice-presidente de um fundo de investimento em Wall Street, nos Estados Unidos.

Estudo

Foto: Reuters

Para decidir o que a Amazon ia vender, Bezos pesquisou o que as pessoas comprariam pela internet. O primeiro item era música. Só que Bezos não considerou a ideia por não querer competir com as gravadoras. Apostou nos livros, que eram a segunda opção.

Fundo de quintal

Foto: Reprodução

O primeiro escritório de Bezos foi a sua própria garagem. Naquela época, ele precisava apenas de um pequeno espaço para armazenar os livros do estoque da Amazon

Abracadabra

Foto: Reuters

A ideia de Bezos era usar o nome Cadabra no site, como uma abreviação da palavra "Abracadabra". Só que ele acabou desistindo da ideia quando um amigo confundiu a palavra com "cadáver".

Mais opções

Foto: Reuters

Depois de Amazon, Bezos considerou chamar o seu e-commerce de Relentless — implacável, em inglês. Hoje, se você acessar a página relentless.com, irá parar no site da Amazon.

Um rio de livros

Foto: Reuters

A escolha do nome Amazon acabou agradando Bezos por vários motivos. Primeiro por começar com a letra A e, em um segundo momento, por remeter ao Rio Amazonas. Ele queria dar a ideia de que o site possuía um volume de livros tão grande quanto o volume das águas do rio brasileiro.

Lançamento

Foto: Reprodução

Apesar de a ideia ter começado a florescer em 1994, a plataforma só foi lançada em 1995, quando Bezos levantou cerca de US$ 1 milhão com 20 amigos e alguns investidores.

Inauguração

Foto: AP

O primeiro livro vendido pela Amazon foi Fluid Concepts And Creative Analogies, escrito por Douglas Hofstadle.

Exportação

Foto: Reprodução

A primeira venda feita para fora dos Estados Unidos foi para Gênova, na Itália. O livro era Ranks of Bronze, de David Drake.

Barulho

Foto: AFP

No começo da sua operação, a empresa tinha um sino que era tocado sempre que uma venda era feita. Só que as vendas ficaram tão frequentes que Bezos decidiu acabar com a tradição.

Sucesso

Foto: EFE

Em seu primeiro mês de atividade, a Amazon enviou livros para 45 países e para todos os 50 estados americanos.

Que se mudem

Foto: Reuters

Incomodadas com o sucesso da Amazon, as livrarias começaram a reclamar. A rede Barnes & Nobles, por exemplo, processou a Amazon por usar o slogan "Maior Livraria da Terra", dizendo que era uma informação falsa.

Um clique

Foto: Reuters

Além de revolucionar o mercado de livros, a Amazon também mudou o comércio eletrônico. Foi o primeiro site de e-commerce a adicionar a compra de um clique – que permite cadastrar um cartão de crédito no site para não ter que digitar as informações a cada compra.

Nuvem

Foto: REUTERS/Chris Helgren

Em 2006, a Amazon lançou o Amazon Web Services (AWS), que é o serviço de computação em nuvem da empresa, em que dados são armazenados e processados em servidores remotos. O AWS se revelou um grande negócio e, no segundo trimestre de 2018, a unidade de nuvem gerou 55% do lucro e 20% da receita da Amazon.

Faturamento

Foto: Reuters

Em apenas três meses no ar, a Amazon já faturava US$ 20 mil por semana. No ano passado, o faturamento da empresa foi de US$ 107 bilhões.

Trabalho extra

Foto: Reuters

Para conseguir suprir a demanda de pedidos, os poucos funcionários iniciais da Amazon trabalhavam mais de 12 horas por dia. Hoje, são mais de 230,8 mil funcionários em todo o mundo.

Estoque

Foto: Reprodução

Para ajudar a organizar o imenso estoque da empresa, a Amazon usa robôs. Eles foram criados pela Kiva Systems, uma empresa de robótica comprada em pela Amazon, em 2014, por US$ 775 milhões.

Guia

Foto: Reuters

Durante os primeiros anos da Amazon, o livro mais vendido era um guia de como fazer seu próprio site.

Abertura

Foto: AFP

Em 1997, a Amazon decidiu abrir capital na Bolsa de Valores e acabou arrecandando surpreendentes US$ 54 milhões.

Expandindo

Foto: AFP

Em 1998, a Amazon começou a vender outros produtos além de livros, como CDs e fitas VHS. Hoje, vende de tudo: até produtos de beleza.

Kindle

Foto: Reuters

A empresa lançou, em 2007, seu próprio leitor de livros digitais, o Kindle. Hoje, o aparelho está em sua oitava geração.

Físico

Foto: Divulgação

No final de 2015, a empresa de Jeff Bezos inaugurou a sua primeira livraria física, em Seattle, nos Estados Unidos.

Fogo

Foto: Reuters

Em 2014, a Amazon lançou o seu próprio smartphone: o Fire Phone. Entretanto, o celular foi um fracasso de vendas e, apenas um ano depois, foi descontinuado.

Alexa

Foto: Divulgação

A Amazon, também em 2014, resolveu apostar no Echo, uma caixa de som equipada com a assistente pessoal da empresa, a Alexa.

Whole Foods

Foto: Brendan McDermid/Reuters

A Amazon comprou, em agosto de 2017, a rede de supermercados norte-americana Whole Foods por US$ 13,7 bilhões. A aquisição foi uma estratégia da empresa para aumentar sua posição no varejo e também para integrar o seu serviço digital a uma loja física.

Amazon Go

Foto: Lindsey Wasson/Reuters

A Amazon inaugurou a sua loja física, chamada de Amazon Go, em janeiro de 2018. Localizada em Seattle, com 167 metros quadrados, a Amazon Go parece com um mercado normal, mas com uma diferença crucial: não possui caixas. O estabelecimento usa sensores para detectar o que os clientes pegaram nas prateleiras e finalizada o pagamento da conta pelo aplicativo.

Surpresa

Foto: Divulgação

Hoje, a Amazon tem uma linha própria de produtos extremamente diversa. Até uma linha de fraldas e lencinhos para bebês foi lançada pela empresa.

Valor trilionário

Foto: Lindsey Wasson/Reuters

Em setembro de 2018, a Amazon atingiu US$ 1 trilhão em valor de mercado. Ela alcançou a marca semanas depois da Apple, e foi a segunda empresa de tecnologia a conquistar o feito. Nos últimos meses antes de atingir US$ 1 trilhão, as ações da Amazon tiveram um crescimento vertiginoso, chegando a dobrar seu preço em menos de um ano

Rivalidade. Ao atingir a marca de US$ 1 mil por ação, a empresa venceu uma corrida contra a Alphabet, holding que controla o Google: as duas empresas de tecnologia, nascidas nos anos 1990, há tempos estavam uma corrida para ver quem atingia a simbólica marca primeiro. 

Além disso, a Amazon está pouco à frente do Facebook na corrida para se tornar a quarta empresa a valer mais de US$ 500 bilhões no mercado – hoje, esse seleto grupo tem apenas Apple, Alphabet e Microsoft. 

    Tags:

  • Amazon

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Assine o Estadão Já sou Assinante

Tendências

  • Preocupado com a política do WhatsApp? Preste atenção no Instagram!
  • No ano da pandemia, Netflix teve o maior aumento de assinantes da história
  • WhatsApp, Telegram ou Signal: qual app de conversa é mais seguro?

Mais lidas

  • 1.Bill Gates recebe primeira dose de vacina contra a covid-19
  • 2.Aprenda quatro maneiras de aproveitar a câmera do seu smartphone
  • 3.Apple testa tela dobrável para iPhone, diz agência
  • 4.Preocupado com a relação entre WhatsApp e Facebook? Melhor prestar atenção no Instagram
  • 5.Vazamento pode ter exposto CPF de 220 milhões de brasileiros
  • Meu Estadão
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2021|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente