Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

‘Ainda estamos longe da nossa missão’, diz vice-presidente de produto do Uber

Ex-Google, Daniel Graf veio ao Brasil para lançar hackathon e entender problemas de motoristas e usuários; para ele, empresa tem de entender necessidades local para conseguir entregar transporte confiável

08/03/2018 | 05h00

  •      

 Por Bruno Capelas - O Estado de S. Paulo

Empresa lançou hackathon para desenvolvimento de funcionalidades e resolução de problemas locais em seu aplicativo

Reuters/Simon Dawson

Empresa lançou hackathon para desenvolvimento de funcionalidades e resolução de problemas locais em seu aplicativo

Leia mais

  • Uber lança modalidade 'Express Pool' nos EUA
  • Uber vai operar frota de carros voadores em até dez anos, diz presidente

Como seria de se esperar de um alto executivo de tecnologia, o vice-presidente de produto do Uber, Daniel Graf costuma levar no bolso um smartphone premium – no caso, o iPhone X, lançado recentemente pela Apple. Em sua vinda ao Brasil nesta semana, porém, ele teve de trocar o aparelho por um simples Moto G5, um dos dispositivos mais vendidos no País. “Minha equipe queria que eu entendesse como é pedir um Uber no Brasil”, explica ele, em entrevista ao Estado. 

A experiência foi reveladora: com apenas uma nota de R$ 50 no bolso, ele teve de esperar sua motorista achar troco antes de desembarcar – e teve de lidar com mapas que não atualizavam direito no celular. 

“Isso mostra o quanto ainda estamos longe da nossa missão. Precisamos trabalhar para resolver esses problemas e entregar nossa meta: transporte confiável para qualquer pessoa em qualquer lugar”, diz ele, que veio ao Brasil para entender os problemas dos usuários locais e lançar o Uber Hack, primeiro hackathon – maratona de desenvolvimento de funções e projetos – da empresa na América Latina. 

Com seis etapas espalhadas pelo Brasil nos próximos meses, o Uber Hack será realizado nas cidades de Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Recife e São Paulo. “É para quem está interessado em dados ou comportamento de usuários, quer saber como as pessoas se movimentam por aí e quer ajudar a melhorar a mobilidade”, explica. 

Ao final das seis etapas, as equipes finalistas vão disputar o prêmio da competição – uma viagem para Pittsburgh, onde poderão conhecer o projeto de carro autônomo da empresa. As inscrições e os detalhes da competição estão abertas no site oficial do Uber. 

Meta. Segundo Graf, hoje a empresa ainda domina menos de 1% de seu mercado potencial – o das viagens urbanas. “Não substituiremos o metrô, mas podemos ajudar a te levar de casa para a estação e vice-versa, percorrendo a última milha”, diz o executivo. 

Para ele, no entanto, a chegada de Dara Khosrowshahi ao comando da empresa, no segundo semestre de 2017, ajudou a companhia a ganhar foco. 

“Antes, nós éramos focados em crescimento a qualquer custo. Agora, estamos muito mais integrados e pensamos em prioridades globais. No fim das contas, somos todos motoristas ou passageiros, certo?”, diz. 

    Tags:

  • Dara Khosrowshahi
  • tecnologia
  • carro autônomo
  • Uber

Cupons Estadão

PUBLICIDADE
  • Cupom Americanas

    Até 10% de desconto em Smartphones!

  • Descontos Submarino

    Notebooks com até 25% de desconto!

  • Cupom de desconto Carrefour

    15% de desconto em todo o site. Aproveite.

Mais lidas

  • 1.Gigantes da tecnologia entram na briga por novo espaço: a sala de aula
  • 2.25 youtubers brasileiras para conhecer e acompanhar
  • 3.Os 20 maiores canais brasileiros no YouTube
  • 4.11 mudanças que mostram a evolução do Instagram
  • 5.Nubank é o terceiro unicórnio brasileiro
  • Portal do Assinante
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2019|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Google
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente