Alemanha ordena que site Booking suspenda regra anticompetitiva

Site de reservas proíbe que hotéis ofereçam hospedagem por preços menores em seus próprios sites

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Reprodução

 

PUBLICIDADE

O regulador antitruste da Alemanha ordenou que o agente de viagens online Booking suspenda sua prática que proíbe que hotéis ofereçam preços menores em seus próprios websites.

Leia também:Nova tecnologia ajuda a encontrar bagagem no aeroportoNova plataforma permite que usuário planeje viagem

As chamadas cláusulas de paridade nos contratos entre os sites de reservas e hotéis são comuns na indústria e têm levado a reclamações de rivais e a investigações por reguladores na Europa.

A prática permite que agentes de viagem online como o Booking, que faz parte do Priceline Group, aleguem ter sempre as menores taxas online disponíveis.

A Agência Federal de Cartel da Alemanha disse que a cláusula viola as regras da competição justa.

Em uma concessão aos reguladores, o Booking afrouxou sua política em 2014, permitindo que hotéis oferecessem preços menores em portais de rivais, mas não em seus próprios websites. A agência disse que isso ainda é ilegal.

Publicidade

“Essas chamadas cláusulas de restrição de melhores preços ainda limitam a competição entre portais existentes como também a competição entre os hotéis”, disse o presidente da agência, Andreas Mundt, em um comunicado nesta quarta-feira, 23.

“O incentivo para um hotel reduzir seus preços em um portal é muito baixo quando ele tem que aumentar os preços em seu próprio website ao mesmo tempo”, acrescentou.

/REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.