Empresa segue o caminho da Apple e se torna segunda empresa americana a alcançar marca histórica; papeis da varejista subiram vertiginosamente nos últimos meses
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Por Agências
Atualização:
A varejista americana Amazon tornou-se nesta terça-feira, 4, a segunda empresa dos Estados Unidos a atingir a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado, apenas algumas semanas depois que a Apple alcançou o mesmo patamar em 2 de agosto.
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A empresa ultrapassou a marca quando suas ações atingiram o valor de US$ 2.050,27, por volta de 11h30 da manhã (horário de Brasília), fazendo-a totalizar o valor trilionário.
Ao contrário da Apple, que teve um crescimento sustentado ao longo do tempo, as ações da empresa tiveram crescimento vertiginoso nos últimos meses, chegando a dobrar seu preço em menos de 10 meses – em outubro de 2017, elas cruzaram a marca de US$ 1 mil pela primeira vez. De janeiro para cá, as ações da Amazon subiram 74%.
28 fatos sobre a história da Amazon
1 / 1528 fatos sobre a história da Amazon
Estudo
Para decidir o que a Amazon ia vender, Bezos pesquisouo que as pessoas comprariam pela internet. O primeiro item era música. Só que Bezos não consider... Foto: ReutersMais
Fundo de quintal
O primeiro escritório de Bezos foi a sua própria garagem. Naquela época, ele precisava apenas de um pequeno espaço para armazenar os livros doestoque ... Foto: ReproduçãoMais
Abracadabra
A ideia de Bezos era usar o nome Cadabra no site, como uma abreviação da palavra "Abracadabra". Só que ele acabou desistindo da ideia quando um amigo ... Foto: ReutersMais
Lançamento
Apesar de aideia ter começado a florescer em 1994, a plataforma só foi lançada em 1995, quando Bezos levantoucerca de US$ 1 milhão com 20 amigos e alg... Foto: ReproduçãoMais
Exportação
A primeira venda feita para fora dos Estados Unidos foi para Gênova, na Itália. O livro eraRanks of Bronze, de David Drake. Foto: Reprodução
Sucesso
Em seu primeiro mês de atividade, a Amazon enviou livros para 45 países e para todos os 50 estados americanos. Foto: EFE
Nuvem
Em 2006, a Amazon lançou o Amazon Web Services (AWS), que é o serviço de computação em nuvem da empresa, em que dados são armazenados e processados em... Foto: REUTERS/Chris HelgrenMais
Faturamento
Em apenas três meses no ar, a Amazon já faturava US$ 20 mil por semana. No ano passado, o faturamento da empresa foi de US$ 107bilhões. Foto: Reuters
Trabalho extra
Para conseguir suprir a demanda de pedidos, os poucos funcionários iniciais da Amazon trabalhavam mais de 12 horas por dia. Hoje, são mais de 230,8 mi... Foto: ReutersMais
Estoque
Para ajudar a organizar o imenso estoque da empresa, a Amazon usa robôs. Eles foram criados pela Kiva Systems, uma empresa de robótica comprada em pel... Foto: ReproduçãoMais
Guia
Durante os primeiros anos da Amazon, o livro mais vendido era um guia de como fazer seu próprio site. Foto: Reuters
Físico
No final de 2015, a empresa de Jeff Bezos inaugurou a sua primeira livraria física, em Seattle, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação
Fogo
Em 2014, a Amazon lançou o seu próprio smartphone: o Fire Phone. Entretanto, o celular foi um fracasso de vendas e, apenas um ano depois, foi desconti... Foto: ReutersMais
Alexa
A Amazon, também em 2014, resolveu apostar no Echo, uma caixa de som equipada com a assistente pessoal da empresa, a Alexa. Foto: Divulgação
Amazon Go
A Amazon inaugurou a sua loja física, chamada de Amazon Go, em janeiro de 2018. Localizada em Seattle, com 167 metros quadrados, a Amazon Go parece co... Foto: Lindsey Wasson/ReutersMais
Trajetória. Fundada em 1994, em Seattle, por Jeff Bezos, a Amazon nasceu como uma loja de livros pela internet. Em pouco tempo, se expandiu nos Estados Unidos a ponto de se tornar conhecida como "a loja de tudo". Vender produtos, no entanto, é apenas uma das facetas que ajudou a empresa a alcançar a nova marca.
Mais que isso: para analistas, é bem possível que ela supere o valor de mercado da Apple muito em breve. A empresa criada por Steve Jobs demorou 38 anos, como companhia de capital aberto, para se tornar "trilionária". Já a Amazon levou apenas 21 anos. Além disso, enquanto o sucesso da Apple se deve ao iPhone, a Amazon tem uma miríade de fontes de receita.
A principal delas, é claro, é o varejo online: hoje, a Amazon ganha US$ 0,49 de cada dólar vendido pela internet nos EUA. Tem 550 mil funcionários e fatura US$ 178 bilhões anualmente. Mais que isso, ela alterou a dinâmica de como as pessoas compram, cada vez mais virtualmente e menos em lojas de tijolo.
A empresa também tem serviços de streaming – de vídeo e de música –, além de ser dona da cadeia de supermercados Whole Foods. A jóia da coroa, porém, são os serviços de nuvem Amazon Web Services, que ajudaram a empresa a começar a demonstrar lucro para seus acionistas. Só no último trimestre, a unidade de nuvem gerou 55% do lucro e 20% da receita da empresa.
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Esta, aliás, é uma das principais marcas da Amazon: desde que foi listada em Wall Street em 1997, a empresa nunca prometeu dar dividendos aos investidores. O que era ganho seria reinvestido em novas tecnologias – e é assim que a companhia de Jeff Bezos se tornou dinâmica, sendo também uma potência em áreas como inteligência artificial, com a assistene pessoal Alexa.
"A Amazon é mais dinâmica que a Apple. O serviço de nuvem da Amazon é o tipo de negócio com crescimento extra que a Apple não tem", disse Daniel Morgan, gerente de portfólio da Synovus Trust, à agência de notícias Reuters.