Aplicativo do WhatsApp para pequenas empresas chega ao Brasil

WhatsApp Business, serviço criado pelo famoso aplicativo de troca de mensagens instantâneas, pode ser baixado em celulares Android

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Aplicativo do WhatsApp voltado para pequenas e médias empresas já está funcionando no País Foto: Bruno Capelas/Estadão

Os brasileiros já podem usar o WhatsApp Business – aplicativo criado pelo WhatsApp para pequenas e médias empresas. O app já está disponível para download em celulares Android e chega ao País após ter sido lançado nos Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido na última quinta-feira, 18. 

PUBLICIDADE

Segundo o WhatsApp, o aplicativo foi criado para que empresas façam negócios por meio do serviço, gerenciando as mensagens de clientes. Com mais de 1,3 bilhão de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é hoje visto como uma ferramenta importante para os comerciantes.

Com o novo aplicativo, as empresas podem configurar mensagens automáticas para informar aos clientes o horário de funcionamento da empresa, definir respostas automáticas para perguntas frequentes e também dar boas-vindas no primeiro contato com o usuário.

O aplicativo também suporta a criação de uma página de perfil, com informações empresariais como e-mail e endereço comercial. Ao contrário do aplicativo tradicional, o Business não exige a necessidade de um número de celular, permitindo que a conta seja criada também com um número de telefone fixo.

Estratégia. As versões do WhatsApp para empresas são a alternativa encontrada pela norte-americana – que é propriedade do Facebook – para conseguir lucrar no futuro. O cofundador e presidente executivo do WhatsApp, Jan Koum, já afirmou que não está nos planos da empresa adotar o modelo de exibição de anúncios para financiar sua operação.

Ainda assim, porém, a companhia reafirma que o WhatsApp Business será gratuito "para baixar e para usar" ao menos por enquanto. "É muito cedo para falarmos em modelo de negócios", disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, quando questionado sobre o assunto em entrevista recente ao Estado. "Está nos nossos planos cobrar para que as empresas usem o WhatsApp, mas não temos nada a anunciar por enquanto."

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.