PUBLICIDADE

Apps populares no Android dividem dados com Facebook sem consentimento

Estudo feito por ONG inglesa mostra que 20 dos 34 apps mais usados no Android fazem uso da prática, considerada ilegal de acordo com a lei de proteção de dados europeia, a GDPR, que entrou em vigor em maio do ano passado

Por Redação Link
Atualização:
O Facebook lançou uma atualização de seu kit de desenvolvimento de softwarepara resolver o problema Foto: REUTERS/Dado Ruvic

Um estudo feito com os 34 aplicativos mais populares utilizados no sistema operacional Android revelou que ao menos 20 deles compartilham dados com o Facebook sem a permissão dos usuários. A informação é do jornal Financial Times, que teve acesso a uma pesquisa feita pela ONG Privacy International. 

PUBLICIDADE

Segundo o texto do Financial Times, os dados são compartilhados assim que o usuário abre o aplicativo. As informações transmitidas à rede social incluem o nome do aplicativo, a identificação única do usuário pelo Google e o número de vezes que o aplicativo foi aberto e fechado desde que ele foi baixado. 

Segundo o estudo, aplicativos como TripAdvisor, Kayak, MyFitnessPal e Skyscanner estão entre os que transmitem dados para a rede social. O problema aparentemente não atinge as versões dos mesmos aplicativos para o iOS, o sistema operacional da Apple. 

Essa prática é ilegal de acordo com a lei de proteção de dados europeia, a GDPR, que entrou em vigor em maio do ano passado – as novas regras estabelecem que é necessário o consentimento dos usuários antes da coleta de dados pessoais. As empresas que transmitem dados sem permissão podem ser obrigadas a pagar uma multa de até 4% de seu faturamento. 

Segundo a reportagem, a responsabilidade por esse compartilhamento de dados também é do Facebook. “O kit de desenvolvimento de software oferecido pelo Facebook não oferece a opção de aguardar a permissão dos usuários para a coleta de dados”, afirmou ao jornal Frederike Kaltheuner, responsável pela pesquisa. Alguns desenvolvedores de aplicativos reclamam do problema para a rede social desde maio. 

O Facebook lançou uma atualização de seu kit para resolver o problema. Entretanto, alguns desenvolvedores afirmam que o problema persiste. Além disso, de acordo com o estudo, alguns aplicativos continuam a usar o kit antigo. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.