PUBLICIDADE

Após 19 anos, WinRAR corrige falha de segurança

O problema foi descoberto por pesquisadores da empresa de segurança Check Point, que afirmaram que cerca de meio bilhão de usuários foram colocados em risco por causa da vulnerabilidade

Por Redação Link
Atualização:
A falha de segurança do WinRAR estava associada ao suporte dos arquivos chamados ACE Foto: REUTERS/Steve Marcus

O WinRAR, aquele programa clássico usado para compactar arquivos em computadores, disponibilizou nesta quinta-feira, 21, uma atualização que corrige uma falha de segurança que existiu durante 19 anos. O problema foi descoberto por pesquisadores da empresa de segurança Check Point, que afirmaram que cerca de meio bilhão de usuários foram colocados em risco por causa da vulnerabilidade.

PUBLICIDADE

A falha de segurança do WinRAR estava associada ao suporte dos arquivos chamados ACE. A partir desses arquivos era possível inserir programas maliciosos em computadores. O ataque funcionava da seguinte maneira: o usuário que baixasse malware em formato ACE compactado pelo WinRAR, e depois extraísse o documento, permitia a instalação automática da praga na máquina.

Após a notificação, o WinRAR abandonou totalmente o suporte a arquivos do formato ACE, cujos programas mais recentes deixaram de ser atualizados em 2007. A  empresa responsável pelo WinRAR percebeu que dar suporte a esse tipo de formato traria mais insegurança do que vantagens para os usuários. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.