PUBLICIDADE

Após compra do Twitter, UE diz que regras do bloco se aplicam a todas as plataformas online

Porta-voz da entidade afirmou que Elon Musk, o novo dono da empresa, "conhece e está familiarizado" com as regras do bloco

Por Reuters
Atualização:
Rede social foi comprada por Elon Musk por US$ 44 bilhões e passará a ter um único dono Foto: Dado Ruvic/Reuters

Nesta terça-feira, 26, a União Europeia (UE) disse que é muito cedo para comentar sobre o acordo que o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, fechou para comprar o Twitter, mas lembrou que as regras de serviços digitais do bloco se aplicam a todas as principais plataformas.

PUBLICIDADE

"Nossa Lei de Serviços Digitais se aplica a todas as principais plataformas, para garantir que seu poder sobre o debate público esteja sujeito a regras democraticamente validadas para proteger melhor os direitos fundamentais online", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Johannes Bahrke, em entrevista coletiva.

Musk fechou um acordo para comprar o Twitter por US$ 44 bilhões na segunda-feira, em uma transação que transferirá o controle da plataforma acessada por milhões de usuários e líderes globais para as mãos da pessoa mais rica do mundo. 

Thierry Breton, comissário para o mercado interno do executivo da UE, disse em um tweet: "Seja carros ou mídias sociais, qualquer empresa que opera na Europa precisa cumprir nossas regras - independentemente de sua participação acionária".

"O Sr. Musk sabe muito bem disso. Ele está familiarizado com as regras europeias sobre o setor automotivo e se adaptará rapidamente à Lei de Serviços Digitais", acrescentou Breton.

Um porta-voz da Comissão disse que era muito cedo para comentar sobre quaisquer questões de concorrência em torno da aquisição do Twitter por Musk./TRADUÇÃO DE DANIEL TOZZI

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.