PUBLICIDADE

Apple deve pagar € 13 bilhões a Irlanda em impostos atrasados

Valor será depositado em um fundo especial ainda nos três primeiros meses de 2018

Por Agências
Atualização:
Serviço de pagamento móvel da Apple chegará ao Brasil em 2018 Foto: Yuya Shino/File Photo/Reuters

A Apple deve pagar, no primeiro trimestre de 2018, € 13 bilhões devidos a Irlanda em impostos atrasados. A empresa norte-americana foi condenada em agosto pela Justiça por se beneficiar nos últimos anos de incentivos fiscais considerados injustos pela Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira, 5, o ministro das finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, comemorou a decisão. "Chegamos agora em um acordo com a Apple em relação aos princípios e operação do fundo de custódia", disse ao afirmar que nomeará o custodiante e o gerente de investimento responsáveis pela pomposa conta até o próximo mês.

Condenação. As estratégias da empresa norte-americana em pagar menos impostos em suas subsidiárias irlandesas foram divulgadas nos documentos da Paradise Papers. A Apple contestou as informações.

A atual política tributária da Irlanda fez com que o país entrasse na lista de paraísos fiscais de vários países, entre eles o Brasil. O título implica em relações tributárias mais rigorosas com as outras nações. Diversas empresas de tecnologia estabelecem suas bases europeias na Irlanda para se beneficiar das vantagens oferecidas pelo governo local.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.