Apple Pay tem 75% dos pagamentos por NFC nos EUA, diz Tim Cook

Metade do dinheiro movimentado pelo sistema de pagamento móvel por aproximação vem de fora do mercado americano, acrescentou a empresa

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Por Redação Link
Atualização:
Tim Cook, CEO da Apple, demonstrando sistema de pagamento via smartphone da empresa, o Apple Pay Foto: Jim Wilson/The New York Times

Apesar de ter tido queda em seus lucros neste 2º trimestre, impulsionada pela queda na venda de iPhones, a Apple tem conquistas a comemorar no período: de acordo com o presidente executivo da empresa, Tim Cook, o serviço de pagamentos móveis Apple Pay hoje é responsável por 75% de todos os pagamentos móveis por aproximação feitos nos Estados Unidos. 

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Lançado em 2014, o Apple Pay é um serviço que busca transformar o iPhone em uma "carteira digital móvel" – com auxílio da tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC, na sigla em inglês), os usuários podem aproximar seus celulares das máquinas de cartão e efetuar seus pagamentos. 

Segundo Tim Cook, metade dos valores movimentados pelo sistema hoje está fora dos Estados Unidos – além de seu país natal, o Apple Pay hoje está disponível no Reino Unido, na Suíça, no Canadá, Austrália, China, França, Hong Kong e Singapura. A cada semana, diz o executivo, o serviço ganha um milhão de usuários. 

Por enquanto, o Apple Pay ainda não tem data para estrear no Brasil. Segundo reportagem publicada pelo Estado em junho, a Apple têm tido dificuldades para chegar a um acordo com as outras empresas do sistema financeiro – como bancos, bandeiras e adquirentes (as donas das "maquininhas de cartões") –, propondo taxas altas. Já a rival Samsung estreou há duas semanas no País seu serviço de pagamentos móveis, o Samsung Pay. 

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