Brasil está entre países que poderão receber teste de carro voador do Uber
Empresa anunciou nesta quinta-feira, 30, os cinco finalistas para protótipos do Uber Air; serviço está sendo desenvolvido em parceria com a Embraer
30/08/2018 | 15h29
Por Redação Link - O Estado de S. Paulo
Uber quer tornar frota de carros voadores realidade até 2023.
Leia mais
O Uber anunciou nesta quinta-feira, 30, que o Brasil está entre os cinco países finalistas para receber os testes, pelos próximos cinco anos, do serviço de carros voadores que a empresa está desenvolvendo, o Uber Air. A meta da empresa é escolher uma terceira cidade para desenvolver um serviço de aeronaves que se assemelha com o que já possui hoje em solo – Los Angeles e Dallas, nos EUA, já tinham sido escolhidas pela empresa como parte do projeto.
"Estes cinco países poderão ter o modelo de transporte completamente transformado com o uso dos veículos elétricos baseado em decolagem e aterrissagem vertical (VTOL)", disse Eric Allison, em nota, o chefe do programa de aviação da Uber. "Vemos um enorme potencial na utilização de drones, criando um futuro de transporte realmente multimodal".
Segundo o Uber, em nota enviada à imprensa, o Brasil está entre os finalistas por conta de grandes mercados consumidores – como Rio de Janeiro e São Paulo –, além de ser a sede da Embraer, que é parceira da americana no desenvolvimento do Uber Air. "Além disso, essas cidades são lugares com grandes frotas de helicópteros, sinalizando uma demanda clara para o serviço aéreo compartilhado", declarou a empresa.
Além do País, Japão, Índia, Austrália e França estão entre os países finalistas – em comum, eles têm grandes cidades, muitas vezes com muito congestionamento, e parcerias tecnológicas com a empresa. Segundo o Uber, os critérios para a escolha da terceira cidade estão em tamanho de mercado, compromisso das autoridades locais e condições de operação. Além disso, a empresa divulgou também que está trabalhando no desenvolvimento de entregas de comida com drones para seu serviço Uber Eats.
Conheça os 'aeroportos' que serão construídos pelo Uber
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
- Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento