Cápsula da SpaceX pousa com sucesso no Oceano Atlântico

A cápsula, chamada de Crew Dragon, fazia parte de uma primeira missão de testes de segurança da agência espacial norte-americana Nasa, que pretende iniciar viagens espaciais com humanos

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
A cápsula, chamada de Crew Dragon, pousou no Oceano Atlântico por volta de 10h45 (horário de Brasília) Foto: HO / NASA / AFP

Uma cápsula não tripulada da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, pousou com sucesso no Oceano Atlântico na manhã desta sexta-feira, 8, depois de ficar mais de cinco dias na Estação Espacial Internacional. 

PUBLICIDADE

A cápsula, chamada de Crew Dragon, fazia parte de uma primeira missão de testes de segurança da agência espacial norte-americana NASA, que pretende iniciar viagens espaciais com humanos utilizando o veículo. A missão ocorreu sem incidentes e representa um passo significativo para o projeto da NASA.

Após sua estadia no espaço, a cápsula se separou de forma autônoma da estação por volta das 4h30 da manhã (horário de Brasília) desta sexta-feira, 8. Ela disparou de volta à superfície terrestre e caiu no oceano às 10h45, a aproximadamente 320 quilômetros da costa da Flórida, nos Estados Unidos, com a ajuda de paraquedas.

A cápsula foi lançada ao espaço no último sábado, 2, por um foguete da SpaceX do Centro Espacial Kennedy, porto espacial de lançamento de veículos da NASA, nos Estados Unidos. 

A missão levou aproximadamente 180 kg de equipamento de teste para a estação espacial, incluindo um boneco chamado Ripley, equipado com sensores em volta da cabeça, pescoço e coluna para monitorar o impacto da viagem sobre um humano.

A Estação Espacial Internacional recebeu a cápsula no último domingo, 3. A astronauta norte-americana Anne McClain e o astronauta canadense David Saint-Jacques entraram na cabine da Crew Dragon para realizar testes e inspeções de qualidade do ar/ COM REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.