Carro autônomo da Apple se envolve em acidente nos EUA
Segundo relatório do órgão de trânsito da Califórnia, não houve feridos no acidente; a Apple recebeu licença para testes de carros autônomos na Califórnia em abril do ano passado
03/09/2018 | 11h34
Por Redação Link - O Estado de S. Paulo
A Apple tem licença para testar veículos autônomos apenas com supervisão humana ao volante.
Leia mais
Um carro autônomo da Apple se envolveu em um acidente na semana passada na Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com o órgão de trânsito do Estado da Califórnia, o acidente aconteceu no dia 24 de agosto, e envolveu um veículo autônomo adaptado em um Lexus, da Toyota. A empresa recebeu licença para testes de carros autônomos na Califórnia em abril do ano passado – e essa regulamentação permite que os veículos da Apple sejam testados apenas com supervisão humana ao volante.
De acordo com o relatório do órgão de trânsito da Califórnia, um outro carro, Nissan Leaf, que estava em velocidade mais alta que o veículo autônomo, bateu na traseira do carro da Apple. Os dois carros sofreram danos, mas não houve feridos, disse o relatório. Um porta-voz da Apple se recusou a responder se o veículo autônomo teve culpa no acidente.
Mercado. Com o programa de carros autônomos, a fabricante de iPhones entra em um mercado com muitas rivais, que já estão se destacando no setor. A Waymo, empresa de carros automotivos do Google, por exemplo, já testa seus veículos há anos e disse que irá lançar oficialmente seu serviço de carros sem motoristas ainda este ano.
A Apple está intensificando seus esforços para entrar nesse mercado. Em maio deste ano, a empresa confirmou que já tem 55 veículos sem motoristas rodando pela Califórnia – um salto em relação a janeiro, em que havia 27 carros sendo testados.
Acidentes. A segurança de carros autônomos vem sendo amplamente discutida pelas autoridades regulatórias dos Estados Unidos desde que um veículo sem motorista do Uber se envolveu em um acidente fatal em março deste ano, no Arizona – acontecimento que forçou o Uber a suspender os testes de carros autônomos por um tempo.
A Apple vale mais que todas essas empresas juntas; confira
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Macaco da Neuralink joga Pong com o 'poder da mente'; assista
- Dados de 1,3 milhão de usuários do Clubhouse são expostos na internet
- Uber Eats junta-se com Instagram e restaurantes poderão publicar stories
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó